Escrito por em 16/05/2018

Pertencente a família Malpighiaceae, esta planta é mais conhecida pelo nome murici ou muruci. Repleta de benefícios, a erva só consegue proporcioná-los através das suas propriedades medicinais, como adstringente e a ação de protetora da mucosa intestinal.

Benefícios do chá de Murici

  • Afecções da boca e da garganta;
  • Amigdalites;
  • Chagas;
  • Corrimento vaginal;
  • Diarreia;
  • Faringites;
  • Feridas;
  • Fissuras anais;
  • Gengivites;
  • Hemorroidas;
  • Infecções intestinais.

Como usar esta planta?

O chá de murici é rico em benefícios e uma das suas propriedades é seu poder adstringente

Esse chá consegue combater problemas intestinais (Foto: Reprodução/Wikimedia Commons)

Existem diversas maneiras de usar murici, o modo de preparo só vai depender da finalidade do chá. Por isso, é importante seguir as orientações com relação a preparação e utilização de cada receita.

Chá de murici para problemas intestinais

Para quem deseja se livrar dos problemas intestinais deve preparar uma infusão com uma xícara de água fervente e uma colher (de sobremesa) de folhas de murici picadas. Deixe a mistura abafada e depois de 10 minutos coe a bebida. A dica é repetir até três vezes ao dia.

Veja também: O chá de rabanete melhora o sistema digestivo e o trânsito intestinal

Chá de murici para ferimentos externos

Já se o objetivo é tratar ferimentos externos, a dica é preparar um chá com meio litro de água e uma colher (de sopa) das raízes desta planta. Após levar os ingredientes para o fogo, espere ferver.

Após levantar fervura, espere esfriar e coe. Com um algodão, umedeça-o no chá e aplique na área afetada. Com esta mesma receita você pode fazer gargarejos e melhorar problemas na garganta.

Chá de murici para corrimento vaginal

Outra maneira de usar esta planta é fazendo um chá que servirá de assento para pessoas que estejam com corrimento vaginal, hemorroidas ou fissuras anais.

Veja também: Chá de vassourinha de botão combate hemorroidas e varizes

Para isso, coloque no fogo meio litro de água, uma colher (de sopa) das raízes de murici e uma colher (de sopa) de folhas desta mesma planta.

Quando levantar fervura, desligue o fogo e aguarde amornar. Coe e coloque o líquido em uma bacia, para que seja possível realizar o tratamento através do assento.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.

Sobre o autor

Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.