Escrito por em 26/10/2017 (atualização: 18/10/2019)

Quando a palavra é emagrecimento, difícil é encontrar uma pessoa que não tenha uma receitinha na ponta da língua. Em meio a tudo isso, certamente o chá de moringa figura entre elas. Mas, o que muita gente questiona é se o chá de moringa emagrece mesmo.

Para comprovar as propriedades desse ingrediente natural, basta acompanhar o texto até o fim. Ah! É importante destacar também que, além de solucionar a dúvida sobre as propriedades emagrecedoras do chá de moringa, você conhecerá bem mais sobre ele.

O chá de moringa emagrece mesmo?

O chá de moringa emagrece, combate o envelhecimento precoce e melhora o sono

Esse chá potencializa a queima da gordura, dá saciedade e inibe o apetite (Foto: depositphotos)

Essa é uma pergunta que muita gente se faz quando se depara com alguma informação sobre a moringa. Pois bem, chegou a hora de você esclarecer todas as dúvidas a respeito desse ingrediente. Ah! É importante ressaltar que, antes de inserir qualquer tratamento na sua rotina, o médico deve ser consultado.

A moringa possui ação antiespasmódicas, diuréticas, anti-inflamatórias, antipiréticas (que combatem a febre), antiepilépticas, antiúlceras, antihipertensivas, antitumorais, redutoras do colesterol, antioxidantes, antidiabéticas, antibacterianas e antifúngicas.

As folhas da moringa são compostas por uma substância chamada ácido clorogênico. Na teoria, segundo o Dayan Siebra, médico vascular e ortomolecular, ela serve para controlar os níveis de açúcar no sangue, o que se mostra bastante importante para potencializar a queima da gordura.

“De acordo com uma publicação direcionada, ratos de laboratório que foram alimentados com ácido clorogênico perderam quantidade de peso maior do que aqueles que foram alimentados com antioxidantes comuns”, explica Siebra.

A moringa possui poucas calorias. Só para se ter ideia, uma xícara de folhas frescas da moringa possui apenas 13 calorias. Para se obter uma xícara de chá de moringa é necessário uma colher e meia (de sopa) da substância.

“Bebidas e alimentos com reduzido teor de calorias são muito importantes para você manter a nutrição e emagrecer. Então, muito importantes para quem quer perder peso. Elas fornecem os alimentos necessários para o corpo sem fazer você engordar”, ressalta o especialista.

Outra comprovação sobre as propriedades do chá da moringa evidenciados por Siebra está o aceleramento do metabolismo. “Ela também diminui o apetite. Porém, nada disso é comprovado por meio de pesquisas”, completa.

É importante deixar claro que o chá da moringa quando usado com a finalidade de eliminar o peso extra não faz milagre. Sendo assim, além de seguir uma dieta orientada por um profissional, o paciente também tem de incluir a prática de exercícios físicos na rotina.

Benefícios da moringa

A moringa é uma planta de origem tropical comum de regiões como Índia, Paquistão, África, Ásia, América do Sul, América Central e Havaí. Devido às muitas propriedades que ela apresenta, pode ser usada pelos seres humanos como suplemento dietético.

Baseado em estudos científicos, a moringa é uma planta que apresenta uma série de benefícios para a saúde. Isso porque ela contém mais de 90 nutrientes conhecidos. Ela é rica em vitamina A, B e C, além de minerais como ferro, cálcio, sódio, fósforo, magnésio e potássio.

Antes de descrever outras propriedades contidas nas folhas de moringa é bom destacar que ela fornece quatro vezes mais cálcio que o leite, sete vezes mais vitamina C do que a laranja, três vezes mais potássio que a banana e quatro vezes mais vitamina A do que as cenouras.

Indicação do chá de moringa

O chá de moringa pode ser usado para regular a pressão arterial e a glicose, reduzir o colesterol, melhorar as dores nas articulações, combater à asma e anemia. A planta também fortalece o sistema imunológico, ossos, músculos, além de proteger órgãos como o fígado e os rins.

A moringa também combate a incidência de tumores, auxilia no tratamento de úlceras, possui efeito desintoxicante para o organismo, combate o envelhecimento e melhora a capacidade de aprendizagem. Para quem tem dificuldades em dormir, o uso orientado da planta promove a melhoria do sono.

No que diz respeito a estética, o chá de moringa estimula o crescimento dos fios, embeleza e regenera a pele.

Como incluir a moringa no seu dia a dia

A moringa é conhecida como árvore milagrosa. A planta é tão especial na medicina alternativa que todas as suas partes podem ser aproveitadas. São elas as folhas, raízes, vagens, flores, cascas, sementes e frutas.

Além de ser usado no preparo de chás, a folha da moringa pode ser consumida in natura, como ingrediente de saladas, complementando pratos quentes. Isso ocorre por seu sabor lembrar o agrião e o rabanete, com toque levemente picante.

As vagens da moringa devem ser cozidas antes de consumidas e ter as sementes retiradas. As flores, assim como as folhas, podem ser usadas em saladas, mas a parte mais nutritiva da planta é a raiz e a casca, que podem ser usados de diversas formas.

Como preparar o chá de moringa

Ingredientes

  • 1 colher e meia (de chá) de folhas secas de moringa;
  • 500 ml de água filtrada;
  • Mel para adoçar (opcional);
  • Um pedaço de gengibre fresco;
  • Suco de laranja a gosto.

Modo de preparo

Com ajuda de uma panela com tampa, coloque a água para ferver. Assim que apresentar os primeiros sinais de ebulição, desligue o fogo e acrescente as folhas secas de moringa. Logo em seguida, misture com um pouco de mel, gengibre e suco de laranja. Agite bem durante dois minutos.

Antes de ingerir, a recomendação é colocar o chá de moringa na geladeira durante quatro horas ou acrescentar pedras de gelo.

Conheça 5 chás que vão lhe ajudar a emagrecer

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.

Sobre o autor

Formado em Jornalismo pela UniFavip | Wyden. Já trabalhou como repórter e editor de conteúdo em um site de notícias de Caruaru e em três revistas da região. No Jornal Extra de Pernambuco e Vanguarda de Caruaru exerceu a função de repórter nas editorias de Economia, Cidades, Cultura, Regional e Política. Hoje é assessor de imprensa do Shopping Difusora de Caruaru-PE, Seja Digital (entidade responsável pelo desligamento do sinal analógico no Brasil), editor da revista Total (com circulação em Pernambuco) e redator web do Chá Benefícios.