Escrito por em 07/03/2017

Pertencente à família das Moraceae, o mercúrio vegetal é uma planta que possui muitas propriedades medicinais, sendo indicada no processo de tratamento e cura de algumas enfermidades. Dependendo da parte da planta que é utilizada, o princípio ativo é diferente, o que possibilita que ela seja amplamente usada.

O mercúrio vegetal é um arbusto muito ramificado. Suas folhas possuem formato ovalado, já as flores violáceas ou roxas quando novas, brancas mais tarde. Uma das características dessas flores também vem do perfume exalado. Ele tem grande semelhança com o jasmim.

Dependendo da localidade onde o mercúrio vegetal é encontrado, nem sempre é conhecido por esse mesmo nome, podendo ser conhecido por: amapá doce, congona, mururé, murerú, murerú de terra firme, muirapiranga, entre outros.

Chá de mercúrio vegetal para dores musculares e nas articulações

Foto: Reprodução/Wikimedia Commons

Propriedades medicinais do mercúrio vegetal

O mercúrio vegetal pode ser usado no processo de tratamento e cura de muitas doenças, além de trazer reforço para o organismo no que diz respeito a algumas necessidades especiais. Tudo isso pode ser conseguido a partir dos princípios ativos da planta, este baseado em propriedades analgésica, antifebril, anti-inflamatória, antirreumática, antissifilítica, depurativa.

Sendo assim, a planta pode ser usada para combater as dores musculares, enfermidades renais e do aparelho reprodutor masculino e feminino, falta de circulação dos membros inferiores, lepra, reumatismo (de origem sifilítica) e sífilis. A planta também possui efeito afrodisíaco, aumentando o desejo sexual nas pessoas.

Chá de mercúrio vegetal

Na maioria dos casos, a forma de preparo da planta mais usada para absorver todos os efeitos medicinais é o chá. Mas, preste atenção! Pois a bebida não pode ser ingerida e, sim, usada na forma externa. A única forma de fazer uso das propriedades medicinais internamente é a partir da extração do látex. Este, por sua vez, deve ser misturado a outros chás com propriedades análogas.

Já em relação a casca, seu uso pode ser feito através da decocção, que é uma forma de deixar a casca da planta descansando em um pouco de água. Nesse caso, toda a substância dela é transferida para a água, que pode ser usada como compressa, por exemplo.