Escrito por em 08/07/2014

A menta é uma das plantas com propriedades medicinais mais antigas de que se tem registro, sendo muito utilizada não apenas na fabricação de remédios pela indústria farmacêutica e em receitas caseiras, mas também está presente na composição de uma larga gama de produtos, tais como cremes dentais, pastilhas, produtos de higiene, etc.

Chá de menta - Benefícios e propriedades

Foto: Reprodução

Utilizada, há centenas de anos, por curandeiros para o alívio da dor, a eficácia da menta foi comprovada cientificamente: um estudo realizado na Universidade de Newcastle, na Inglaterra, comprovou que o chá de menta possui propriedades analgésicas que auxiliam no combate à dor. Os povos dos países do Oriente Médio conhecem muito bem as propriedades e os benefícios proporcionados pelo chá de menta, já que possuem o costume de ingerir este chá após as refeições. Saiba mais acerca das propriedades e benefícios do chá de menta:

As propriedades da menta

Os cientistas que realizaram o estudo na Universidade de Newcastle, na Inglaterra, concluíram que a menta apresenta propriedades analgésicas iguais às dos remédios sintéticos. As folhas da menta contêm propriedades anti-cancerígenas, anti-fúngicas e analgésicas.

Os benefícios do chá de menta

  • Ajuda no processo de digestão, atuando como um excelente digestivo;
  • Ajuda a diminuir a flatulência ou gases intestinais;
  • O aroma característica da planta auxilia no descongestionamento das vias respiratórias;
  • Auxilia no alívio de dores, possuindo efeitos semelhantes aos da aspirina;
  • Auxilia no combate às náuseas e enjoos matinais;
  • Devido à sua ação espasmolítica, ajuda a evitar espasmos intestinais;
  • Reduz o estresse;
  • Fortalece o sistema imunitário;
  • Ajuda na saúde bucal;
  • Pode auxiliar no tratamento da tosse, asma e alergias.

Como preparar o chá de menta?

Confira a seguir o modo de preparo do chá de menta:

Ingredientes:

– Folhas de menta (se não cultivar em casa, tente comprar a que tenha a aparência de mais fresca possível);
– Água;
– Mel ou açúcar para adoçar.

Modo de preparo:

1)      Rasgue algumas folhas de menta e coloque-as em um copo;
2)      Ferva a água em uma chaleira ou panela e adicione ao copo com a menta, até enchê-lo;
3)      Deixe repousar por cerca de 3 minutos;
4)      Normalmente, o chá é tomado sem retirar as folhas, mas você pode retirá-las com um coador ou uma colher, caso prefira;
5)      Adoce com mel ou açúcar, de acordo com o gosto pessoal. Se quiser, pode adicionar algumas gotas de suco de limão ou de laranja.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.

Sobre o autor

Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), outorgado pelo Instituto Cervantes. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.