Escrito por em 17/03/2017

A matricária discoide, de nome científico Chamomilla suaveolens, é uma planta pertencente à família das Asteraceae. Trata-se de uma planta herbácea anual com caule ereto, bastante ramificado e densamente folhoso.

Originária da América do Norte e da Ásia Oriental, a espécie foi introduzida na Europa através dos jardins botânicos, naturalizando-se na região com uma rapidez surpreendente. Devido às propriedades medicinais que apresenta, a matricária discoide é utilizada para tratar diversas condições de saúde.

Características

A matricária discoide libera um odor agradável e pode substituir a verdadeira camomila em determinadas regiões frescas. Os seus princípios ativos incluem óleo essencial (em menor quantidade que na verdadeira camomila), taninos, glicosídeos e suco amargo.

Chá de matricária discoide acaba com os parasitas intestinais

Foto: depositphotos

Propriedades e benefícios

As propriedades medicinais da matricária discoide incluem a sua ação antinevrálgica, antiespasmódica, analgésica, aperiente, antisséptica, antiasmática, antirreumática, antigripal, anti-hemorroidária, antialérgica, anti-histérica, calmante, carminativa, cicatrizante, desinfetante, emenagoga, emética, emoliente, estomáquica, maturativa, vermífuga, sudorífica e tônica.

A planta possui propriedades e aplicações idênticas à da verdadeira camomila, no entanto, não é anti-inflamatória.

Os benefícios da Chamomilla suaveolens podem ser aproveitados no tratamento de casos de eczema, lavagem de erupção cutânea, parasitas intestinais, perturbações digestivas e vermes.

Preparando o chá de matricária

O chá de matricária discoide pode ser preparado da mesma maneira que a verdadeira camomila, bastando ferver uma quantidade de suas flores e folhas. No entanto, não encontramos na literatura consultada nenhuma indicação de uso interno da planta.

A decocção concentrada da planta é indicada para higiene oral, lavagem de erupções cutâneas e eczemas. Para preparar a decocção, basta ferver as partes da planta junto com a água por alguns minutos.

Cuidados

Não foram encontradas contra-indicações na literatura consultada, mas lembre-se que o uso de plantas medicinais deve ser feito apenas sob orientação médica. Apenas um profissional poderá orientar o tratamento adequado para determinada condição de saúde.