Escrito por em 06/03/2017

A majerioba é uma planta que pertence à família das Fabaceae. Assim como acontece com tantas outras espécies, a manjerioba é dotada de propriedades naturais que ajudam no processo de tratamento e cura de algumas doenças. Com esse propósito, as partes que são usadas no preparo das receitas são as folhas e a raiz.

Dependendo do local onde é encontrada, a planta pode ser conhecida por outros nomes, a exemplo de acapulco, fedegosão, mangerioba-do-pará, mangerioba-grande e mata-pasto-grande.

Propriedades da manjerioba

Usada devido as suas propriedades diuréticas, antifúngicas e laxante, a manjerioba pode combater muitas doenças. Porém, o mais aconselhável é que, antes de incluí-la em qualquer que seja o tratamento, o médico deve ser consultado. Isso vai assegurar a existência de qualquer efeito contrário.

Chá de manjerioba grande promete tratar a anemia e doenças de pele

Foto: depositphotos

A partir da liberação, a planta pode ser usada para tratar diversos problemas de saúde. Entre os mais comuns estão: anemia, congestão do fígado, dispepsia, febre, gonorreia, hemorroidas, herpes, impingem, infecção, malária, pano branco e prevenção da erisipela e da sarna.

Como utilizar a planta

A manjerioba grande pode ser utilizada para tratar infecções na pele por bactérias e fungos. Através dos brotos frescos da planta, basta friccionar sobre o local da infecção e esperar agir. O certo é que essa intervenção seja feita uma vez por dia, durante o período de uma semana.

Para tratar das hemorróidas, deve ser preparado um refresco da inflorescência. Para isso basta pegar essa parte da planta, 200 ml de água, açúcar à gosto e bater no liquidificador. Para que o tratamento surta efeito o indicado é repetir o processo de ingestão da bebida duas vezes por dia.

Chá de manjerioba

Além de todas as formas de utilização que foram apresentadas anteriormente, a manjerioba pode ser consumida na forma de chá. Assim, basta separar 200 ml de água filtrada e um pedaço da raiz da planta. Coloque a água para ferver, logo em seguida, quando começar a aparecer as primeiras bolhas, desligue e acrescente a manjerioba.

Deixe o recipiente tampado por cerca de 10 minutos. Em seguida, retire a raiz e a bebida está pronta para ser ingerida. A indicação é que o consumo não ultrapasse as três xícaras diárias. O chá é usado para diminuir a temperatura corporal, ou febre.

Cuidados

Mesmo se tratando de uma substância natural, seu uso deve ser prescrito pelo médico, já que doses elevadas da planta podem provocar nefrite aguda que pode ser fatal, em função das antraquinonas, especialmente em lambedores e xaropes caseiros feitos com as folhas.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.

Sobre o autor

Formado em Jornalismo pela UniFavip | Wyden. Já trabalhou como repórter e editor de conteúdo em um site de notícias de Caruaru e em três revistas da região. No Jornal Extra de Pernambuco e Vanguarda de Caruaru exerceu a função de repórter nas editorias de Economia, Cidades, Cultura, Regional e Política. Hoje é assessor de imprensa do Shopping Difusora de Caruaru-PE, Seja Digital (entidade responsável pelo desligamento do sinal analógico no Brasil), editor da revista Total (com circulação em Pernambuco) e redator web do Chá Benefícios.