Escrito por em 02/03/2017 (atualização: 13/04/2018)

Se comparada a outras frutas mais populares, pode-se dizer que a mangaba é pouco conhecida entra a maioria dos brasileiros. Ela é mais comum nas regiões litorâneas, porém, corre sérios riscos de desaparecer devido a ação do homem, que anda desmatando as árvores para abrir espaço para as plantações de outras culturas, a exemplo da cana-de-açúcar.

A fruta, originária da mangabeira, é bastante resistente ao clima e se parece muito com a pera, tanto no formato quanto na carnosidade da polpa.

Todas as partes da fruta podem ser aproveitadas, sobretudo as folhas e casca, que entram como ingredientes de chás bastante eficazes no combate a uma série de doenças a partir do conhecimento difundido na medicina popular.

Benefícios da mangaba

Chá de mangaba: combate desde gripe a hipertensão

Foto: depositphotos

A mangaba é uma fruta em vitaminas dos complexos A, B e C. Outras substâncias que aparecem na composição dela são: ferro, cálcio e outros sais minerais. A fruta pode ser usada em favor de alguns problemas de saúde. Entre os mais comuns estão: regulação da pressão arterial, tratar gripes, problemas renais, cólicas menstruais, diabetes e colesterol alto.

A infusão, feita com as cascas da mangaba, pode ser usada para curar problemas do fígado e do baço, além de icterícia e problemas de câimbra. Dependendo da forma com que é usada, pode auxiliar nas dietas que visam à eliminação de peso. Possui ação anti-hipertensora, anti-ulcerogênica, digestiva e laxante.

Chá de mangaba

O chá da mangaba pode ser preparado a partir da utilização da casca da fruta. Para isso você vai precisar de duas colheres (de sopa) desse ingrediente e meio litro de água filtrada. Coloque a água para ferver em um recipiente com tampa. Deixe ferver e, ao começar a borbulhar, adicione as cascas. Deixe no fogo por dez minutos, desligando em seguida. Tampe e deixe a mistura em repouso por mais dez minutos.

Passado esse tempo, com ajuda de uma peneira, passe tudo por ela. Isso vai ajudar a reter as cascas utilizadas no preparo e fazer com que o chá fique pronto para beber. O recomendado é consumir de duas a três xícaras do chá de mangaba por dia. Uma dica é que a bebida seja consumida gelada.

Veja também:

5 chás para curar gripes e resfriados