Escrito por em 19/04/2018

Nesse artigo você vai conhecer todas as propriedades e benefícios do chá de malva do campo, bem como sua forma de preparo e consumo e suas contraindicações. Confira tudo isso e muito mais a seguir!

Famosa por ser um dos ingredientes no preparo do quentão, a malva do campo é bem conhecida nos estados de São Paulo e Minas Gerais. No entanto, como o seu cultivo é fácil, pode ser plantada em outras regiões do Brasil.

Repleta de boas propriedades medicinais, esta planta age de forma interna e externa no corpo. Por esta razão, saiba como utilizá-la no favorecimento de sua saúde.

Benefícios do chá de malva do campo

Entre os benefícios do chá de malva do campo estão o de tratar tosse a alergias

Essa planta é muito comum nos estados de São Paulo e Minas Gerais (Foto: depositphotos)

Esta erva pode ser usada no tratamento de problemas respiratórios, desde os mais simples até os mais complexos. Assim, a malva do campo pode ser aplicada no tratamento de tosses e também casos graves de enfisema pulmonar.

Além disso, a erva ainda pode ser aplicada no tratamento de problemas externos como alergias e sífilis.

Como usar as folhas desta planta?

As folhas frescas de malva do campo podem ser encontradas em feiras livres ou em lojas de produtos naturais localizadas nas cidades. Após a compra destas, é preciso preparar uma infusão, usando uma colher (de sopa) da erva e uma xícara de água fervente.

Veja também: Chá de Malva Branca atua contra doenças respiratórias e de pele

Misture todos os ingredientes e deixe a substância abafada por 10 minutos. Após o tempo determinado, coe o líquido e beba sem a adição de açúcar, adoçante ou mel. A sugestão é ingerir, no máximo, três doses dessas durante todo o dia.

Outra forma de uso

Outra maneira de usar as folhas frescas desta planta, é optando por não descartá-las após o preparo do chá. Isto porque, as folhas podem ser utilizadas em tratamentos externos. Para isso, basta aplicar as folhas que saíram da infusão em cima dos ferimentos da pele. Já o líquido pode ser usado para lavar tais edemas.

Recomendações gerais

Mesmo se tratando de uma planta que não passa por procedimentos químicos, é preciso ficar atento aos princípios ativos que ela possui, evitando que tais substâncias não interfiram na saúde do corpo.

Por isso, antes de fazer uso da malva do campo, é indicado buscar a opinião médica, principalmente no que se refere a quantidade utilizada.

Além disso, mulheres que estão grávidas ou as que estão no processo de amamentação, não devem fazer uso desta medicação natural. Bem como crianças menores de 12 anos.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.

Sobre o autor

Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.