Escrito por em 08/02/2017

O conhecimento dos antepassados fez com que ficasse de herança para as futuras gerações uma gama de benefícios, sobretudo no que se refere à propriedade natural de algumas plantas. Tomando como mote essa afirmação, com a malva da índia não haveria de ser diferente.

A planta pertence à família das Malvaceae. Dependendo do local onde é encontrada, pode ser conhecida por vários outros nomes, a exemplo de alcea, alteia, malvaísco, malva-rosa, malva real, cañamera real, malva Isabela e malva loca.

Na medicina natural as partes da planta que podem ser utilizadas no tratamento e cura de algumas doenças são as flores, folhas e raízes. Para aquelas pessoas que optarem pelas flores da espécie, vale a pena prestar atenção nas variedades escuras, pois só elas podem ser usadas em favor da saúde.

Chá de malva da Índia tem efeito cosmético para pele e cabelos

Foto: depositphotos

Propriedades medicinais

A malva da Índia possui propriedades naturais que auxiliam no combate a asma, colite, inflamação das mucosas, inflamações crônicas do estômago e dos intestinos, obstipação e tosse. Além do mais ela também pode ser usada como poderoso desinflamatório e expectorante.

No âmbito da cosmetologia, a malva é eficaz na hidratação do cabelo, refrescante para a pele e em tratamentos antirrugas. Ela também possui ação calmante e emoliente.

Chá de malva da Índia

Para preparar o chá de malva da Índia, você vai precisar de apenas um litro de água filtrada e duas colheres (de sopa) de folhas, flores ou sumidades floridas frescas picadas. Com ajuda de uma panela, coloque a água para ferver. Assim que começar a borbulhar, desligue o fogo e acrescente toda erva usada no preparo.

Deixe o recipiente tampado por cerca de 10 minutos. Esse tempo será suficiente para que a planta solte todas as suas propriedades na água. Logo em seguida, pegue uma peneira e retire toda a erva, feito isso, o chá da malva da Índia estará pronto para ser consumido.

A indicação é que sejam ingeridas até três xícaras da bebida ao dia. Para usar o tratamento com a malva da Índia em crianças, o chá deve ser preparado bem mais fraco. Porém, é importante que o médico seja consultado em qualquer um dos casos, seja para a utilização em adultos ou crianças.