Publicado por Michelle Nogueira
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp
  • Informar erro

Os chás possuem uma longa história. Surgiram primeiramente na China, por volta de 2.700 a.C. No entanto,  sempre que falamos sobre eles lembramos da Inglaterra e seu tão apreciado “chá das cinco”. Essa predileção inglesa surgiu graças a uma visita da princesa de Portugal, Catarina de Bragança, para seu casamento arranjado com o Príncipe Charles II. Dizem que ela estava resfriada e pediu uma bebida quente. Suas empregadas fizeram um chá com as ervas que levaram, e daí essa bebida ganhou o mundo.

No Brasil, utilizamos muito desse tipo de bebida no inverno ou em busca de suas propriedades fitoterápicas. A maioria dos chás consumidos ano país é voltada para o tratamento de algum mal. Entre os mais apreciados, destaque para o chá de maçã e canela, que além de muito saboroso, possui ativos que facilitam o processo de digestão e ainda acelera o metabolismo.

Propriedades

A maçã possui as mais diversas fontes terapêuticas, auxilia o processo digestivo, é depurativa do sangue, rica em fibras, ferro e é antioxidante. Já a canela é um ótimo agente anti-inflamatório, antibacteriana, expectorante, antiulcérico, além de melhorar a circulação e a digestão. O chá que une esses dois elementos é extremamente saudável, e ainda ajuda a emagrecer, pois funciona muito bem como antioxidante, reduz inchaços e dificulta a absorção de gorduras pelo organismo. É ideal para diabéticos e para pessoas que têm o colesterol alto, pois estimula a produção de insulina a melhora todo o processo sanguíneo.

Chá de maçã e canela: benefícios e propriedades

Foto: Reprodução/ internet

Pode ser comprado em saquinhos, com o chá já pronto, ou com a maçã e a canela desidratadas, em potes. Apesar de facilitar todo o processo de produção, pois só precisa adicionar a água, esses dois tipos não possuem a mesma eficácia do chá produzido com a fruta. Contudo, independente dos benefícios dessa bebida, recomenda-se que as mulheres grávidas não o consumam, pois podem ocorrer hemorragias e até abortos.

Como preparar

Numa panela, coloque meio litro de água, dois unidades de canela e a casca de quatro maçãs vermelhas. Lembre-se de lavar bem as cascas, para retirada de toda sujeira. Com todos os ingredientes juntos, leve ao fogo e deixe ferver por cerca de cinco a dez minutos. Então, retire do fogo, coe e beba. Pode ser consumido ainda quente ou, se preferir, espere esfriar. Se quiser, adicione um pouco de mel. A indicação para quem quer perder peso é tomar três xícaras desse chá ao dia.

Veja mais!