Escrito por em 25/01/2017 (atualização: 01/02/2017)

As folhas, raízes e caules usados da planta lespedeza, ajudam a combater as altas concentrações de colesterol ruim e auxilia no tratamento de diversas outras doenças.

A planta que também é conhecida por lazpedeza, rébol americano, bush-clover, round head bush clover, round-headed bush-clover e round-headed, pertence a família das Fabaceae. O fruto da lespeda é bastante semelhante a uma vagem.

A lespedeza possui propriedades medicinais que servem como excelentes diuréticos, antídotos, tônicos, anti-inflamatório, cicatrizante, antidiarreico e hipocolesterolêmico.

E graças à essas propriedades, o consumo da planta é indicado como um ótimo tratamento natural para pessoas que sofrem de problemas renais, reumatismo, colesterol, cistite, uretrite, ureterite, gota, pressão alta, edemas e obesidade acompanhado de retenção de líquidos.

Chá de lespedeza combate as altas concentrações do colesterol ruim

Foto: depositphotos

Como usar a lespedeza

Para quem deseja utilizar a planta no tratamento de problemas renais, colesterol alto e reumatismo, o ideal é usar o extrato feito a partir do caule da lespedeza. A infusão da planta também pode ser um complemento para o tratamento dietético de quem sofre de colesterol alto. O chá feito da raiz serve como um antídoto para envenenamento.

Infusão de lespedeza para colesterol

Ingredientes

-1 colher (de café) da planta;
-200 ml de água.

Modo de preparo

Leve a água ao fogo e acrescente as lespedeza. Depois de atingir a temperatura, desligue o fogo e abafe o recipiente por, aproximadamente, 10 minutos. Após este tempo, coe e beba. Procure ingerir a bebida pelo menos três vezes ao dia. Mas é importante procurar o acompanhamento de um médico.

Contraindicações e efeitos colaterais

Pessoas que sofrem de graves problemas nos rins, gastrite e úlcera devem evitar consumir o chá de lespedeza. Se deseja utilizar a planta como diurético, e caso você sofra de hipertensão e transtornos cardiovasculares, procure a consulta de um especialista antes de ingerir a bebida. Doses elevadas do chá podem causar fortes dores de cabeça e problemas gástricos.