Escrito por em 09/03/2017

Comum na região Sul do país, a labaça é uma planta que pertence à família das Poligonáceas. Assim como acontece com tantos outros exemplares da flora mundial, essa planta também possui propriedades curativas, extraídas a partir do uso das raízes e das folhas. Porém, antes de incluí-la no tratamento é bom que o médico seja consultado.

Dependendo do local onde é encontrada, a labaça pode ser conhecida por vários outros nomes, a exemplo de azeda-graúda, consólida-brava e confrei-bravo. Ela é uma espécie de pequeno porte, chegando a atingir até um metro de altura.

Suas folhas envolvem o caule e estão reunidas em cachos, nascendo nas extremidades dos ramos. O fruto contém uma única semente e é protegido por três sépalas internas do cálice.

Propriedades medicinais

Chá de labaça regulariza as funções intestinais. Aprenda a preparar

Foto: depositphotos

Na medicina natural, a parte da planta utilizada são as raízes e as folhas, porém, depois de secas. Através do seu efeito depurativo, a planta pode ser usada como desintoxicante hepático, estimula a produção do suco biliar, regularizadora das funções intestinais e como laxante.

A labaça também é eficaz contra afecções da pele, pruridos, dermatites, eczemas e erisipelas. Ela ainda repõe os sais minerais perdidos pelo corpo.

Efeitos colaterais

O consumo das partes frescas da planta pode acarretar no aparecimento de náuseas e até episódios de vômitos. Além do mais, ela também irrita as mucosas. Os pacientes que apresentam irritação biliar, renal ou cálculos formados pelo oxalato de cálcio devem evitar a planta.

Não há relatos de estudos sobre sua farmacocinética e usos entra as mulheres grávidas. Porém, é bom ficar alerta a esse ponto nos três primeiros meses da gestação. Para evitar qualquer problema, leve sempre em consideração à procura por um médico.

Chá de labaça

Depois de conhecer um pouco mais sobre a labaça, chegou a hora de aprender a preparar o chá da planta. Lembrando que essa é uma das mais usadas formas de tratamento entre os pacientes. Para isso você vai precisar de 200 ml de água filtrada e uma colher de sopa de raiz fatiada.

Primeiro, coloque a água para ferver. Assim que ela atingir o ponto de ebulição, acrescente a raiz da labaça e deixe ferver por cerca de cinco minutos. Desligue o fogo e deixe o recipiente tampado por cerca de 10 minutos. Passado esse tempo, retire a raiz e a bebida está pronta para ser ingerida.

A indicação é de que o consumo diário não ultrapasse as três xícaras, sempre antes das principais refeições.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.

Sobre o autor

Formado em Jornalismo pela UniFavip | Wyden. Já trabalhou como repórter e editor de conteúdo em um site de notícias de Caruaru e em três revistas da região. No Jornal Extra de Pernambuco e Vanguarda de Caruaru exerceu a função de repórter nas editorias de Economia, Cidades, Cultura, Regional e Política. Hoje é assessor de imprensa do Shopping Difusora de Caruaru-PE, Seja Digital (entidade responsável pelo desligamento do sinal analógico no Brasil), editor da revista Total (com circulação em Pernambuco) e redator web do Chá Benefícios.