Escrito por em 06/01/2017 (atualização: 11/01/2017)

Proteínas, ferro, carboidratos, fósforo, niacina, vitaminas do complexo B e cálcio. Estes são os princípios ativos encontrados nos frutos e demais partes da planta conhecida como guabiroba. Pertencente à família das Myrtaceae, esta erva tem como nome científico Campomanesia xanthocarpa, mas popularmente pode ser chamada de diversos outros nomes, como: guabirova, goiaba-da-serra, guavira, guabirá etc.

Guabiroba: planta aliada do sistema urinário

Dentre as propriedades desta planta estão a ação adstringente, antidiarreica e diurética. Esta última, por exemplo, é encontrada principalmente nas folhas e cascas da guabiroba e por isso esta pode ser usada no tratamento de diversos distúrbios que afetam o sistema urinário das pessoas. Dois grandes exemplos de doenças tratáveis com esta planta são: cistite e uretrite.

Chá de guabiroba para tratar problemas urinários

Foto: depositphotos

Enquanto a cistite é uma infecção na bexiga, provocando intensa e constante vontade de urinar, mas sem a quantidade de urina suficiente para tantas idas no banheiro. A uretrite é uma infecção na uretra. Ambas as doenças podem surgir em homens como em mulheres, mas neste último caso é mais comum na mulheres tendo em vista que o sistema urinário do sexo feminino está mais exposto que o masculino.

Como fazer o chá desta planta?

Esta receita leva 30 g de cascas e/ou folhas de guabiroba e meio litro de água filtrada. Antes de mais nada, é necessário ferver o líquido e só depois misturar com o ingrediente principal. É importante deixar o chá coberto e em infusão durante 10 minutos, para só depois consumi-lo. A dica é beber sem adição de açúcar ou qualquer outro adoçante e, no máximo, três vezes ao longo do dia.

Outras formas de usar a guabiroba

Enquanto as cascas e as folhas são fontes de propriedades medicinais, as frutas desta planta são repletas de princípios ativos que colaboram com a saúde do organismo, por isso é uma ótima opção consumi-las ainda “in natura”. É tanto que esta opção é excelente para tratar diarreias e outras alterações do sistema digestivo. Além disso, a fruta também pode ser usada no preparo de sucos, geleias, doces etc.