Escrito por em 05/01/2017 (atualização: 11/01/2017)

A natureza proporciona diversos elementos que contribuem para a saúde e beleza do corpo humano, um exemplo disso é a Agropyrum repens, nome científico para a grama comum.

Pertencente à família das Gramíneas, esta planta pode ser encontrada nas zonas tropicais e subtropicais da América. E além de seu uso ornamental, também pode ser aplicada com uso medicinal.

Propriedades medicinais e efeitos benéficos

Chá de grama trata cistite, uretrite e cálculo urinário

Foto: depositphotos

  • Anti-inflamatória;
  • Antisséptica;
  • Depurativa;
  • Diurética,
  • Emoliente;
  • Sudorífico.

Diante destas propriedades, pode-se dizer que grama comum é utilizada para combater problemas no organismo humano bem comuns, a exemplo da febre, artritismo e gota. Também é indicada para graves complicações, como os cálculos urinários, cistite e uretrite. Além das funções relacionadas à problemas de saúde, esta planta pode ainda ser usada em tratamentos estéticos, no caso da celulite.

Como usar a grama comum?

Consiga 30 g das raízes desta planta e prepare uma infusão junto com meio litro de água fervida. Deixe a mistura tampada por, aproximadamente, 10 minutos. Após o tempo determinado, coe o chá e tome aos poucos durante todo o dia. O ideal é não ultrapassar quatro xícaras por dia deste remédio natural, mas o consumo pode ser distribuído pelo dia.

Contraindicações e efeitos colaterais

Apesar de natural, o chá da grama não deve ser usado por grávidas, lactantes e nem crianças menores de 12 anos. Isto porque, as gestantes que utilizam esta substância podem acabar atrapalhando o desenvolvimento do feto, o líquido pode alterar o sabor e os nutrientes do leite materno e no caso das crianças, seus respectivos organismos ainda não estão totalmente preparados para receber os princípios ativos desta planta.

Já com relação aos efeitos colaterais, ainda não há registro quanto a este ponto. Porém, é necessário que o paciente consulte um médico especialista antes de qualquer automedicação, seja ela natural ou não. Além disso, se faz importante respeitar as dosagens corretas deste chá.