Escrito por em 14/05/2018

Pertencente à família das Amaranthaceae, o sinseng brasileiro é uma planta cheia de vitaminas que podem ser usadas em prol da saúde do ser humano, atuando inclusive no combate a certos tipos de câncer. Sua origem é identificada em regiões de clima tropical e subtropicais do Brasil.

No que diz respeito às características físicas, a planta possui ramos moles e nodosos nas articulações, as folhas são membranáceas e opostas, já as flores pequenas, aparecendo nos ramos terminais. A parte da planta compreendida como raiz apresenta uma parte de caule, antes de chegar na raiz em si.

Chá de ginseng brasileiro

Para ajudar em alguns tratamentos de saúde, a planta pode ser usada na forma de chá. Para prepará-lo basta separar 200 ml de água filtrada e uma colher (de sobremesa) de raiz fatiada ou a mesma quantidade do ingrediente em pó. Coloque a água para ferver, assim que atingir o ponto de ebulição, desligue o fogo e acrescente a raiz.

Um dos benefícios do ginseng brasileiro é a inibição do crescimento de tumores

Com o chá dessa planta é possível combater enfermidades do corpo e da mente (Foto: Reprodução | Wikimedia Commons)

Deixe descansar por cerca de 10 minutos, com o recipiente tampado. Isso vai ajudar no processo de infusão da planta, o que vai liberar todos os nutrientes na água.

Depois, basta coar e o chá estará pronto para ser ingerido. A indicação é que o consumo diário não ultrapasse as duas xícaras, sendo uma de manhã, em jejum, e outra à tarde.

Veja também: Chá de espinafre indicado para tratar anemia

Propriedades do ginseng brasileiro

Entre as substâncias que são encontradas na composição do ginseng brasileiro, destaque para a grande quantidade de vitaminas dos complexos A, B, C, D, E e F, ácido pfáfico, fosfosídeos, estigmasterol, sitosterol, alantoína, fósforo, cálcio, potássio, aminoácidos, além de mucilagem e saponinas.

Veja também: Chá de aroeira com barbatimão pode ajudar a tratar de câncer a diabetes

Benefícios do ginseng brasileiro

Depois de conhecer um pouco mais sobre a planta, já ficou fácil de imaginar que seu uso está relacionado ao tratamento e cura de muitos problemas de saúde. Pesquisas realizadas pela Universidade de São Paulo, comprovaram a eficiência do ácido pfáfico na inibição do crescimento de tumores, certificando-a como combatente do câncer.

Além do mais, o ginseng brasileiro também pode ser usado como estimulante físico e psíquico, no combate a cefaleia de origem digestiva, além de ser útil em caso de depressão leve e antifadigosa.

Ela também fortalece o coração e melhora a circulação sanguínea, ativando a formação de glóbulos sanguíneos; diminui tremores em pessoas idosas, inflamações e varizes.

Pesquisas mostram que ele restaura o formato das células sanguíneas e pode ajudar na anemia falciforme. A espécie atua como cicatrizante, possui efeito antitóxico e analgésico e potencializa a ação da insulina. Entre os efeitos também são identificados os de estimulante geral, inclusive sexual, além de antiestressante.

Veja também: Chá das folhas da laranja azeda trata de depressão a diarreia