Escrito por em 16/10/2015 (atualização: 28/10/2015)

De nome científico galega officinalis, a galega, também conhecida como arruda-caprária, é uma planta medicinal originária da Europa meridional e oriental e da Ásia Ocidental. Pertencente à família das Fabaceae, trata-se de uma planta perene que cresce em zonas úmidas e quentes, pode chegar a medir até um metro de altura e apresenta folhas imparipenadas, flores de coloração branca, rosa ou violenta, e fruto que contém sementes de cor marrom.

Com propriedades diuréticas, a planta galega pode auxiliar na cura de problemas digestivos e favorecer a transpiração.

Propriedades e benefícios da planta galega

A composição química da planta galega apresenta a galegina, glicosídeos do grupo das flavonas, saponina e taninos. Várias substâncias presentes nesta planta contêm propriedades hipoglicêmica (reduz o açúcar no sangue) e galactagoga (favorece a produção de leite).

Trate o diabetes com o chá da planta galega

Foto: Reprodução/ internet

No passado, a galega era usada para combater a febre e diferentes tipos de pestes. Devido à sua propriedade antidiabética, nos dias atuais esta planta é um remédio natural utilizado como tratamento complementar do diabetes.

Esta planta possui ação galactagoga e, por este motivo, é usada para estimular a atividade das glândulas mamárias. A galega também pode ser usada externamente, pois faz parte da composição de unguentos cicatrizantes empregados principalmente na cirurgia plástica.

As propriedades da galega também incluem a sua ação diurética e diaforética, podendo ser útil no tratamento de afecções genitourinárias, edemas e em casos de retenção de líquidos.

Além disso, esta planta medicinal também pode tratar perturbações digestivas, favorecer a transpiração, tratar peste, febre e outras doenças infecciosas e constipação crônica por falta de enzimas. Consumir o chá de galega também pode ajudar a drenar os rins e auxiliar no tratamento da diabetes tipo 2.

Como preparar o chá?

A planta galega é mais utilizada na forma de infusão, que é preparada com as suas sementes. Para aumentar a produção de leite nas mães lactantes, auxiliar no tratamento da diabetes ou nas condições de saúde supracitadas, basta preparar o chá seguindo esta receita:

A infusão desta planta é feita com duas colheres de sopa de sementes trituradas em meio litro de água, ou duas colheres de café de folhas secas em um copo de água.

Esquente a mistura até levantar fervura, logo depois desligue o fogo e deixe a mistura repousando durante alguns minutos. Coe e tome o chá. A posologia é de até três xícaras deste chá ao dia.

A galega é uma planta medicinal também utilizada no preparo de extratos e tinturas, que são usadas antes das refeições e com pausas semanais.

Cuidados

Aplicar a galega como antidiabético pode desencadear um mau funcionamento do princípio ativo da planta, a galegina.

É importante ressaltar que todo tratamento, inclusive o natural, deve ser feito apenas sob recomendação médica.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.

Sobre o autor

Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), outorgado pelo Instituto Cervantes. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.