Escrito por em 20/03/2015 (atualização: 15/03/2015)

A figueira, de nome científico Ficus carica, é uma árvore lenhosa de madeira macia e pertencente à família das Moraceae. Possui folhas alternas, de cor verde-escura na face ventral e verde-clara na parte dorsal; suas flores são bem pequenas e o seu fruto, o figo, é bastante conhecido e apreciado no nosso país. Os benefícios da figueira vão muito além do figo: as suas folhas possuem propriedades medicinais e podem auxiliar no tratamento da asma, bronquite e outras doenças respiratórias. Os princípios ativos da figueira incluem açúcares, glicose, sacarose, proteínas, sais minerais, vitaminas, dentre outros.

As propriedades da figueira

  • Tônico;
  • Cicatrizante;
  • Emoliente;
  • Calmante;
  • Laxante suave.

Os benefícios e as indicações de uso

  • As folhas de figo possuem grandes quantidades de insulina natural, o que reduz a necessidade de injetar a substância. Desta forma, é um bom remédio para as pessoas que sofrem de diabetes;
  • Por ser uma importante fonte de potássio, mineral eficaz na redução e controle da pressão arterial, o figo é indicado para os indivíduos que sofrem de hipertensão;
  • As folhas de figueira auxiliam na redução dos níveis de triglicérides no organismo;
  • O chá de folhas de figueira é um excelente remédio natural para tratar a asma, bronquite e outras doenças respiratórias;
  • Os figos também são uma importante fonte de cálcio para o corpo e previnem a perda deste mineral pela urina, o que evita a ocorrência de um enfraquecimento dos ossos. Por este motivo, é um ótimo alimento para as mulheres que estão na idade da menopausa.
Chá de figueira - Benefícios e propriedades

Foto: Reprodução

Como preparar o chá de figueira?

Para aproveitar os benefícios proporcionados pela figueira e seu fruto, basta seguir alguma das receitas a seguir, dependendo da condição de saúde a ser tratada.

Para tosses, resfriados e gripe: Em uma xícara de chá de água, coloque 1 figo seco e 1 colher de sobremesa de folhas secas picadas. Deixe ferver por aproximadamente 5 minutos. Coe e, caso você prefira, adicione mel. A indicação de consumo é de 1 colher de sopa, de duas a três vezes ao dia. Para crianças o indicado é apenas metade da dose.

Como laxante suave: Adicione 1 figo seco em 1 xícara de chá de água fervente. Deixe ferver por cerca de 3 minutos. Desligue o fogo e deixe repousar durante a noite. Na manhã seguinte, em jejum, tome o líquido e coma o figo.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.

Sobre o autor

Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), outorgado pelo Instituto Cervantes. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.