Publicado por Redação

Fenogrego é um vegetal que pertence à família das Leguminosas e tem como nome científico Trigonella fenum-graecum. Pode ser encontrado com facilidade nas regiões do Mediterrâneo, Índia, China, Etiópia e Turquia.

Contudo, esta erva pode ser adquirida em sites brasileiros especializados em venda de plantas. Neste caso, a planta pode ser útil para tratar problemas que vão desde dificuldades digestivas a distúrbios externos.

Benefícios desta planta

Após as principais refeições do dia, algumas pessoas podem apresentar problemas no estômago. Esta dificuldade pode estar relacionada à diversas vertentes, como má digestão ou até mesmo infecções provocadas pelo consumo de alimentos mal cozidos ou infectados. Neste caso, a planta tem uma ótima ação protetora do sistema digestivo.

Chá de fenogrego para má digestão

Foto: depositphotos

Outras indicações desta planta são:

  • Gota;
  • Irritações na pele;
  • Hemorroidas;
  • Gastrite;
  • Aftas.

Como usar este chá?

As sementes de fenogrego são ricas em propriedades medicinais, por esta razão elas são utilizadas para preparar o chá desta planta. Para isso, é necessário fazer o processo de decocção, quando as sementes são esmagadas e depois colocadas em uma xícara de água quente. Tampa-se o recipiente e aguarda 10 minutos. Após o tempo determinado, o chá deve ser coado e ingerido em até duas vezes por dia, durante o tempo necessário até o tratamento ser eficaz.

Contraindicações e cuidados essenciais

Grávidas e lactantes não devem fazer uso deste remédio, pois mesmo que ele seja natural ele pode vir a prejudicar o desenvolvimento do feto ou interferir na produção do leite materno. Crianças menores de 12 anos também não devem fazer uso deste medicamento, pois seus organismos ainda não estão prontos para processarem os princípios ativos da planta.

Além disso, esta planta só deve ser usada após a autorização de um médico especialista no quadro clínico do paciente, tendo em vista que a automedicação pode ser extremamente prejudicial à saúde.

Veja mais!