Escrito por em 27/12/2016

O eucalipto lima é uma planta pertencente à família das Myrtaceae. Espécie facilmente identificada devido as suas características físicas e também pelos problemas de saúde que ela pode combater. Outro uso comum para o eucalipto vem da extração da sua essência, usada em diversos produtos, incluindo os de limpeza.

As árvores de eucalipto lima se desenvolvem em lugares de clima tropical, embora possuam a facilidade de se adaptarem a outras com climas mais frios. As folhas do eucalipto lima são fáceis de serem identificadas, já que são finas e pontudas. Suas folhas são brancas e formadas a partir de pequenos filamentos.

Propriedades do eucalipto lima

Com princípio ativo ativado pelo eucaliptol, o eucalipto lima pode ser usado para tratar diversos problemas de saúde. Entre os mais comuns estão: constipações, infecções respiratórias, febre e problemas de pele. A erva também pode ser usada para descongestionar as vias respiratórias.

Chá de eucalipto lima trata infecções respiratórias

Foto: depositphotos

Se por acaso você está com alguns dos sintomas listados anteriormente, o mais aconselhável é que o médico seja consultado, antes mesmo de dar início a qualquer tratamento a partir do uso da planta. Mesmo se tratando de uma substância natural, seu uso pode trazer algumas consequências para a saúde.

Chá de eucalipto lima

Para fazer o chá de eucalipto lima, você vai precisar de um litro de água e 20 gramas da folhas. O primeiro passo é colocar a água para ferver. Antes de atingir o ponto de ebulição, desligue o fogo e acrescente as folhas de eucalipto lima. Deixe o recipiente tampado por cerca de 10 minutos.

Assim que passar esse tempo, use uma peneira para remover todas as folhas da planta. Depois disso, o chá está pronto para ser ingerido. Caso seja da sua preferência, a bebida pode ser adoçada com um pouco de mel. Quanto ao uso diário, C recomendado é que não ultrapasse as três xícaras.