Escrito por em 31/10/2016 (atualização: 12/01/2017)

O cumaruzeiro, de nome científico Dipteryx odorata, é uma planta pertencente à família das Fabaceae, sendo também conhecida por outras denominações, como fava-de-cumarú, fava-tanka, cumarú, umbanú e muirapaú.

Trata-se de uma árvore de grande porte, amazônica, que pode chegar a alcançar mais de 30 metros de altura. As cascas e sementes do cumaruzeiro são empregadas na medicina natural para tratar uma série de condições de saúde.

Características do cumaruzeiro

O cumaruzeiro é uma planta de grande porte nativa das florestas do Brasil, Colômbia, Guianas, Peru, Suriname e Venezuela. No nosso país, ela é encontrada em maior concentração nos estados do Amazonas e Pará.

Chá de cumaruzeiro ajuda a tratar asma e resfriado

Foto: depositphotos

Este vegetal produz feijões (favas) de coloração acinzentada ou preta, com até 5 cm de comprimento e 1 cm de diâmetro, que apresenta um agradável aroma de baunilha e que podem ser utilizados como aromatizante.

Apresenta madeira muito resistente e durável, que é utilizada em construções. Há séculos, esta árvore é utilizada na Amazônia, tanto pelas suas propriedades medicinais quanto pela durabilidade e resistência de sua madeira.

Propriedades e benefícios

Dentre as propriedades medicinais do cumaruzeiro estão a sua ação anestésica, moderadora da respiração e movimentos cardíacos e tônica do couro cabeludo.

Graças às suas propriedades, esta planta pode auxiliar no tratamento de afecções pulmonares, espasmo, ameba, asma, bronquite, coqueluche, resfriado, tosse, otite e derrame.

Como preparar o chá de cumaruzeiro?

Para preparar o chá de cumaruzeiro, basta seguir esta receita:

Ingredientes

  • 1 colher (de sobremesa) de sementes secas da planta;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo

Leve a água ao fogo e, quando alcançar a fervura, desligue e adicione as sementes. Deixe descansar por alguns minutos e tome duas vezes ao dia. Das sementes cruas do cumaruzeiro é possível extrair um azeite que pode auxiliar no tratamento de ouvidos inflamados, ferimentos e úlceras.

Efeitos colaterais e cuidados

O uso do cumaruzeiro pode causar insônia, cefaleia, tontura, vômitos, diarreia e náuseas. Além disso, a utilização da planta em doses elevadas ou por tempo prolongado pode levar a lesões hepáticas, atrofia testicular e retardo do crescimento. Lembre-se que o uso de plantas também pode ser muito perigoso! Sempre consulte um médico antes de iniciar qualquer tipo de tratamento.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.

Sobre o autor

Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), outorgado pelo Instituto Cervantes. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.