Escrito por em 05/08/2013

Com origem da África Tropical, o cordão de frade é uma planta da família da menta que é cheia de propriedades benéficas para a saúde física e mental. No Brasil, essa planta é encontrada em quase todas as regiões, exceto o Sul por ser muito frio e a condição climática não é favorável. Existem várias formas de se usar essa planta, embora a mais conhecida seja a infusão.

Chá de cordão de frade – Para que serve?

Foto: Reprodução

Para que serve o chá de cordão de frade?

A erva é bastante conhecida por suas propriedades terapêuticas e curadoras. Os problemas respiratórios são o destaque entre seus benefícios, ou seja, quem sofre de asma, bronquite ou outras doenças desse trato podem investir no cordão de frade. Outro ponto a se destacar sobre o uso dessa planta é que ela ajuda crianças que saíram recentemente de quadros de doenças debilitantes a recuperar a taxa de glóbulos vermelhos e dá resistência.

Demais casos que podem ser tratados pelo chá:

  • Fraqueza
  • Reumatismo
  • Gases
  • Cistite
  • Ácido úrico
  • Febre
  • Dor no abdômen
  • Problemas no estômago
  • Malária
  • Nevralgia
  • Espasmos

Preparando o chá de cordão de frade

O chá da erva cordão de frade é muito simples de ser feito. Para isso, compre as folhas naturais ou trituradas em uma lojinha de produtos naturais. Comece colocando duas colheres de sopa das folhas trituradas em um litro de água e leve ao fogo. Espere o líquido começar a ferver e desligue o fogão. Tampe a panela e deixe em infusão por dez minutos, mais ou menos. Passado esse tempo de descanso, coe e beba duas ou três xícaras da bebida ao dia. Geralmente as folhas do cordão de frade são saborosas e o chá não necessita de ser adoçado, contudo, se preferir, coloque um pouco de mel natural ou açúcar mascavo. Evite o açúcar cristalizado (branquinho), pois ele tende a cortar os efeitos benéficos do chá.

Curiosidades

Para quem é fã de testar novos ingredientes na salada, o cordão de frade é uma ótima opção. Suas folhas têm um gostinho bem peculiar e deixará o prato muito mais especial.

Não só os problemas físicos podem ser tratados com o cordão de frade. Adultos que sofrem de problemas psicológicos no âmbito das capacidades pessoais e profissionais devem fazer uso dessa planta, pois ela ajuda a acalmar e dar mais coragem para realizar as tarefas do dia.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.

Sobre o autor

Jornalista pela Universidade Federal da Paraíba. Trabalhou como redatora e editora para a iHaa Network; repórter e assessora de comunicação para órgãos públicos; repórter na Revista Nordeste; marketing e mídias digitais no Grupo Neyla Venâncio; e redatora freelancer. Atualmente é assessora parlamentar e, em paralelo ao ofício como jornalista, é professora de inglês e grande entusiasta da língua.