Escrito por em 02/12/2016

A planta coalha leite vem da família das Rubiáceas e também é conhecida por erva de são joão, erva coalheira e erva do coalho.

Como o nome propõe, a planta possui propriedade de fazer coalha o leite. Ela também ajuda a prevenir a ocorrência de espasmos no estômago, intestino, útero ou bexiga, facilita a transferência de bílis contida na vesícula biliar para o duodeno, é adstringente e um excelente diurético natural.

O consumo do chá da planta é indicado para quem sofre de problemas como areia na urina, incontinência urinária, moléstias na icterícia e perturbações histéricas. O naturopata e nutricionista francês, Raymond Dextreit, conta em um dos seus livros que a coalha leite ainda tem efeito calmante nos casos de câncer.

cha-de-coalha-leite-excelente-diuretico-natural

Foto: Reprodução/Wikipedia

Além de ser um ótimo ingrediente para chá, a coalha leite também serve para decoração, pois possui belíssimas flores amarelas e folhas pequenas, verticiladas e numerosas.

Lactantes, mulheres grávidas, crianças e pacientes que têm sérios problemas urinários devem consumir o chá apenas com o acompanhamento de um especialista. Apesar de possuir vários benefícios para a saúde, a ingestão em excesso da bebida pode causar danos ao organismo. Por isso, evite exageros.

Chá de coalha leite

Ingredientes

  • 30 g da erva coalha-leite;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo

Coloque a água para ferver e adicione a erva. Depois que a água atingir a temperatura ideal, desligue o fogo e abafe o recipiente.