Escrito por em 09/11/2016 (atualização: 12/01/2017)

A castanha da Índia é uma planta da família das Fagáceas. Ela é um árvore de grande porte, podendo atingir 25 metros de altura, com caule ereto, cilíndrico e ramificado, de copagem densa e regular. Suas sementes são bastante apreciadas, figurando também como benéfica na medicina natural.

A castanha da Índia é originária do sudeste da Europa e Ásia. Hoje, a árvore pode ser encontrada em todos os continentes. As sementes castanho brilhantes são venenosas, por isso deve ser tomado devido cuidado ao consumi-las.

Cuidados

Pacientes sensíveis podem apresentar irritação da mucosa gastrointestinal, náuseas; diminuição da função renal em portadores de insuficiência renal preexistente. A administração de escina isolada hinira-venosa pode causar reação anafilática.

cha-de-castanha-da-india-para-acalmar-tpm

Foto: Pixabay

Benefícios naturais

A castanha da Índia é muito conhecida devido aos efeitos que pode apresentar para a saúde humana. Ela possui efeito adstringente, anti-hemorroidal, anti-inflamatória, estimulante, hemostática, redutora de permeabilidade capilar, tônica vasoconstritora e vasoprotetora.

Por isso ela pode ser usada para amenizar e prevenir as varizes; auxilia no tratamento das hemorroidas; trata equimoses, as pequenas infiltrações de sangue que são consequências do rompimento de vasos capilares; elimina edemas, tromboflebites e prostatite.

A castanha da Índia também é muito usada por mulheres em fase de menstruação, pois melhora as cólicas menstruais, dor nas pernas e também combate a TPM. Ela também trata inchaços, dermatites, inflamações na pele, eczemas e ainda pode ajudar no processo de emagrecimento, já que evita o acúmulo anormal de líquidos.

Chá de castanha da Índia

Para os propósitos medicinais, a forma mais indicada de consumir a castanha da Índia é através do chá, preparado a partir das suas folhas. Para prepará-lo, basta colocar um litro de água para ferver e separar 30 gramas de folhas da planta. Junte as folhas de castanha à água fervente e deixe repousar por aproximadamente 20 minutos.

Passado esse tempo, use uma peneira para separar as folhas e a bebida está pronta para ser ingerida. Se preferir, use um pouco de mel para adoçar. Preste atenção ao consumo do chá por dia. Ele não deve ultrapassar as três xícaras.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.

Sobre o autor

Avatar
Formado em Jornalismo pela UniFavip | Wyden. Já trabalhou como repórter e editor de conteúdo em um site de notícias de Caruaru e em três revistas da região. No Jornal Extra de Pernambuco e Vanguarda de Caruaru exerceu a função de repórter nas editorias de Economia, Cidades, Cultura, Regional e Política. Hoje é assessor de imprensa do Shopping Difusora de Caruaru-PE, Seja Digital (entidade responsável pelo desligamento do sinal analógico no Brasil), editor da revista Total (com circulação em Pernambuco) e redator web do Chá Benefícios.