Escrito por em 08/02/2018 (atualização: 16/03/2018)

A laranja é uma fruta amplamente conhecida pela quantidade de vitamina C. Além disso, ela pode servir para muitas outras coisas, como emagrecer por exemplo. Esse benefício pode ser conquistado a partir do preparo do chá da casca da laranja.

Para saber a forma correta de utilizar a bebida para emagrecer, basta prestar atenção nesse artigo. Por aqui você também vai conhecer muitas outras finalidades relacionadas à saúde as quais o chá da casca da laranja está vinculado.

Mas antes de integrar essa bebida ao seu dia a dia, principalmente para emagrecer, é bom consultar um médico. Só ele vai garantir que tudo esteja sendo feito da maneira correta e que não venha a lhe prejudicar no futuro.

Chá de casca de laranja para emagrecer

O chá da casca da laranja possui propriedades emagrecedoras justamente por conter em sua composição a pectina, que nada mais é do que um tipo de fibra alimentar. Por existir no organismo humano, a substância não passa pelo processo de digestão.

Por ser rica em pectina, a laranja dificulta a absorção de gordura

O chá da casca da laranja é indicado para quem deseja reduzir medidas (Foto: depositphotos)

Quando ingerida, a pectina se transformada em um gel. Esse gel fica armazenado no intestino, dificultando a absorção de carboidratos, gorduras e colesterol. Sendo assim, essa reação faz com que a sensação de saciedade seja latente por mais tempo.

De acordo com o médico Juliano Pimentel, a pectina, além da celulose, hemicelulose e lignina são fibras importantes para quem quer perder peso. “A fibra também pode auxiliar na perda de peso e em baixar os níveis do colesterol”, sintetiza.

Esse benefício faz com que as pessoas percam a vontade de ingerir certos tipos de alimentos, sobretudo aqueles calóricos que não combinam em nada com a eliminação do peso extra, tais como: frituras e doces.

“A maioria das frutas tem pouca gordura e calorias e proporcionam sensação de saciedade. Daí o motivo de os nutricionistas incentivarem constantemente o aumento do consumo por quem está com o objetivo de manter o peso ou de emagrecer”, diz a nutricionista Patrícia Realino Guaitoli.

Veja tambémDesfrute dos benefícios do chá de laranja-amarga

Mesmo com todos os benefícios que o chá da casca da laranja propicia para o emagrecimento, é bom que você saiba que apenas a sua ingestão não será suficiente para que uma pessoa emagreça.

Para que ele funcione de fato, o paciente tem que adequar a sua dieta e também incluir a prática de atividades físicas na sua rotina. Mas tudo isso tem de ser feito de maneira correta, com supervisão de um profissional da área.

Como preparar o chá da casca de laranja

Depois de saber quais são os benefícios do chá da casca de laranja para emagrecer, agora chegou a hora de aprender, passo a passo, como preparar a bebida.

Ingredientes

  • 1 litro de água filtrada;
  • Casca de uma laranja.

Modo de preparo

O primeiro passo para preparar o chá da casca da laranja é higienizar bem a fruta que vai ser usada. Para isso, coloque-a debaixo da torneira e lave bem. Feito isso, agora você vai precisar descascar a laranja.

Para completar o segundo passo, você vai precisar de uma panela com tampa. Coloque a água para ferver e, logo em seguida, adicione a casca da laranja. Deixe a mistura ferver por cinco minutos. Passado esse tempo, desligue o fogo.

Antes de seguir com o preparo do chá, deixe-o descansar por 10 minutos. Passado esse tempo, retire a casca da laranja e ingira a bebida durante todo o dia.

Uma dica para deixar o chá de casca de laranja mais gostoso é espremer um pouco do caldo da fruta no chá. Lembre-se de que não é recomendada a utilização de açúcar, adoçante ou mel no chá. Ele deve ser tomado puro.

Veja também: Quer emagrecer? Saiba quais são os chás top para secar a barriga

Outros benefícios do chá da casca da laranja

Devido a grande quantidade de vitamina C, a laranja trata e evita gripes e resfriados

A laranja é considerada uma fruta antidepressiva (Foto: depositphotos)

Para quem não sabe, além de contribuir para o emagrecimento, o chá de casca de laranja tem muitas outras propriedades medicinais agregadas ao seu consumo. Isso se deve ao fato da laranja ser rica em vitaminas e sais minerais.

Melhora a imunidade

A fruta possui, além da vitamina C, que fez com que ela ganhasse fama, vitamina A, vitamina B e vitamina E. “Conhecida também como B1, a tiamina é essencial para o metabolismo e o bom funcionamento do coração, músculos e do sistema nervoso”, afirma Juliano Pimentel. Devido a grande quantidade de vitamina C, ajuda a tratar e evitar gripes e resfriados.

Combate hipertensão

A laranja ainda possui em sua composição minerais como ferro, zinco, cálcio, potássio, magnésio e manganês. “A laranja é uma boa fonte de potássio, o que ajuda a baixar a pressão arterial em pessoas com hipertensão e auxilia na saúde cardiovascular”, acrescenta o médico.

Dessa forma, o chá de casca de laranja trata enxaqueca; possui propriedades antioxidantes, protegendo o corpo de doenças e contribuindo para a limpeza orgânica; elimina o excesso de líquidos e combate o inchaço.

“A laranja faz parte do grupo de frutas cítricas ricas em ácido cítrico e citratos que trazem o sabor levemente azedo à fruta. Pesquisas dizem que esses ácidos podem ajudar a prevenir a formação de cálculos renais”, informa Pimentel.

Antidepressivo

Também funciona como antidepressivo natural, antiespasmódico, anticoagulante, tem propriedades carminativas, digestivas, diuréticas, desintoxicantes e sedativas.

O chá de casca de laranja é indicado em casos de ansiedade, histeria, nervosismo, taquicardia e em problemas gastrintestinais, como: acidez estomacal, cólicas do aparelho digestivo, flatulência e má digestão.

Veja tambémBenefícios do chá da linhaça para emagrecer

Cuidados e contraindicações do chá de casca da laranja

Pessoas que sofrem com hipertireoidismo devem evitar o chá da casca da laranja

Antes de fazer uso do chá, peça orientação a um médico (Foto: depositphotos)

Antes de começar qualquer tratamento relacionado à saúde, seja ele natural ou não, o mais indicado é recorrer ao médico. No caso do chá de casca de laranja, a história não é diferente.

Porém, algumas pessoas precisam tomar cuidado redobrado quanto ao tratamento com essa bebida. Mulheres grávidas ou que estão em processo de amamentação não devem consumir esse tipo de chá.

Pacientes com histórico de doenças no coração na família também devem ficar atentos. Especificamente neste caso, o chá de casca de laranja pode causar hipertensão, arritmias, desmaio, palpitação e dor no coração.

Pessoas que sofrem com hipertireoidismo também devem evitar o chá, pois, além de agravar o problema, a bebida pode desencadear outros problemas de visão, tais como visão borrada, dificuldade de focar a visão e piorar o glaucoma.

Conheça 5 chás que vão lhe ajudar a emagrecer