Escrito por em 14/11/2016

Cardo-santo, cardo-bento, papoula-do-méxico, estes são os nomes dados a planta mais conhecida por cardo mexicano.

Pertencente à família das Papaveraceae, esta erva tem como nome científico Argemone mexicana e pode atuar na saúde humana em diversos aspectos, tanto em problemas externos como internos. Entenda melhor suas funcionalidades e saiba como usá-la de forma adequada.

Propriedades da planta

cha-de-cardo-mexicano-para-doencas-de-pele

Foto: reprodução/Wikipedia

  • Antiálgico;
  • Catártico;
  • Emético;
  • Expectorante;
  • Narcótico;
  • Sudorífico.

Benefícios de cardo mexicano

Problemas na pele podem ser combatidos com as propriedades desta planta, assim as doença que acometem o maior órgão do corpo são tratadas de maneira ágil e sem causar problemas secundários. Este benefício vai desde o tratamento de cancro, que são ulcerações na camada epidérmica do corpo, até mesmo a remoção de verrugas.

Outro grande trabalho do cardo mexicano é com relação à eliminação de catarro, enxaqueca e opacidade das córneas. A planta também é útil no caso de cólicas flatulentas, evitando a propagação de dor abaixo da barriga e fortalecendo o intestino para que este não libere gases. Ao mesmo tempo, a erva é eficaz no tratamento de intestino preso.

Como fazer e usar o chá desta erva?

Para preparar o chá de cardo mexicano, é preciso ter em mãos 10 g da planta e um litro de água potável. Primeiramente, coloca-se a água no fogo e deixa que ela ferva. Após o processo de ebulição, acrescenta ao líquido as folhas da erva e tampa o recipiente.

É importante deixar em infusão por pelo menos 10 minutos, até que as propriedades sejam transmitidas para a água.

Depois de pronto, é necessário coar o chá e ingeri-lo sem acrescentar açúcar, adoçante ou mel. A dica é beber este remédio natural três vezes ao dia, até alcançar os resultados esperados. Contudo, é importante respeitar a quantidade das doses diárias, tendo em vista que o excesso deste chá pode causar intoxicações.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.

Sobre o autor

Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.