Escrito por em 27/06/2018

A canela é uma especiaria muito conhecida, mas e o chá de canela é bom para que, você sabe? A resposta para essa pergunta é muito vasta, pois ele pode ajudar a tratar diversos problemas de saúde e contribuir com muitos benefícios para o nosso corpo.

Utilizada no oriente há milhares de anos como erva medicinal, a canela (Cinnamomum Zeylanicum) é uma árvore nativa da Ásia, mais especificamente do Sri Lanka. Muito apreciada na culinária, tem sabor marcante, doce e com um leve toque apimentado. Também é muito usada para perfumar ambientes, devido ao seu aroma igualmente atrativo.

Pesquisas e estudos científicos confirmam que a canela é considerada um alimento saudável e funcional, auxiliando em diversas funções orgânicas importantes. E sua infusão é ainda melhor, pois potencializa os seus efeitos. Vamos saber mais sobre esse chá que tem sido cada vez mais consumido pelos brasileiros.

Tomar chá de canela é bom para que?

O chá de canela é capaz de atuar em diferentes áreas do nosso organismo. Ele ajuda a baixar o colesterol, facilita a digestão, melhora a circulação sanguínea, previne o envelhecimento precoce, acelera o metabolismo, estimula a memória, regula hormônios e também ajuda a tratar infecções.

O chá de canela serve para combater infecções e regular ciclo menstrual

A parte da canela utilizada em chás é o caule da árvore (Foto: depositphotos)

De acordo com a nutricionista clínica pós-graduada em fitoterapia, Ana Paula Ferreira Melo, o chá de canela é interessante especialmente para os diabéticos, devido a sua ação benéfica no controle glicêmico.

“Outro público que se beneficia bastante da canela é o de praticantes de atividades físicas, devido a promoção de aproveitamento de glicose que a canela traz e também por sua ação anti-inflamatória e termogênica”, acrescenta a especialista.

Além disso, o chá de canela também ajuda a descer a menstruação, quando ela está atrasada. Porém, o consumo é indicado apenas para adiantar em até 2 dias ou fazê-la descer em caso de atraso inferior a 1 mês, não podendo ser usado em caso de suspeita de gravidez. “Ele promove contração uterina e, por esse mesmo motivo, é contraindicado para gestantes”, aponta Ana Paula.

Veja também: Sua avó estava certa: Chá de canela trata a gripe. Confira eficácia

O chá de canela também pode ser usado para regular distúrbios menstruais, ajudar a normalizar ciclos irregulares e para aliviar os sintomas da tensão pré-menstrual. No entanto, para que tenha o efeito esperado, ele deve ser consumido regularmente.

Mas atenção, nunca substitua o chá pelo tratamento médico. Se esses problemas forem frequentes, procure um ginecologista o quanto antes para que ele possa avaliar o que está causando essas alterações no ciclo menstrual.

Quais os benefícios desta especiaria para a saúde?

A canela proporciona muitos benefícios à nossa saúde, e o principal deles está relacionado com a sua alta concentração de antioxidantes.

Eles são importantes, pois lutam contra os radicais livres, reduzem o risco de doenças crônicas, combatem o envelhecimento precoce e são capazes de reparar danos celulares em todo o corpo, desde a pele até os órgãos internos.

“A canela (e a sua infusão) melhora o aproveitamento da energia (glicose) no sangue, auxilia na modulação dos níveis do hormônio do estresse e tem ações digestiva e antisséptica. Outro benefício importante e bastante conhecido é a sua capacidade de aumentar a sensibilidade à insulina, ou seja, o hormônio que destina a glicose (o açúcar) às células do organismo”, complementa Ana Paula.

Por ajudar a equilibrar o colesterol, a canela também minimiza as chances de doenças do coração e ainda é um anticoagulante natural, auxiliando em casos de artrite, varizes e dores nas articulações.

Podemos destacar ainda sua ação anti-inflamatória e antibacteriana e sua eficiência em aliviar sintomas de resfriados; transtornos intestinais, como inchaço, cólicas e diarreia; e ainda diminuir o cansaço e o estresse.

Além disso, a canela é rica em ferro, cálcio, fibras e manganês, e age nos tecidos conjuntivos e na glândula da tireoide. Estudos demonstram também que ela ajuda a aliviar dores musculares intensas, graças a nutrientes como a sacarose e o tanino.

Chá de canela emagrece?

O chá de canela pode ser um grande aliado para quem quer emagrecer, pois suas propriedades ajudam a facilitar o processo de queima de gordura. “A canela tem ação termogênica, ou seja, após seu consumo, o nosso metabolismo se mantém mais acelerado, promovendo um maior gasto calórico”, explica Ana Paula.

O chá de canela serve para acelerar a queima de gordura no corpo

O chá de canela pode ser misturado com anis, cravo e casca de laranja (Foto: depositphotos)

Além disso, o chá de canela promove uma sensação de saciedade e satisfação, o que previne exageros nas refeições e reduz a vontade de comer, principalmente, aqueles alimentos ricos em açúcar e farinha branca.

Assim, a fome demora a aparecer, favorecendo o controle do apetite e a diminuição da quantidade de calorias consumidas ao longo do dia.

Entretanto, a nutricionista destaca que não adianta tomar o chá e não ter hábitos saudáveis. “Nenhum alimento ou chá isoladamente tem o poder de emagrecer. Mas, para quem já está com uma alimentação saudável e praticando atividades físicas, o chá de canela pode sim ajudar”.

Veja também: Chá de canela com gengibre emagrece quantos quilos?

Aprenda como fazer o chá de canela

Para fazer o chá de canela em pau, Ana Paula orienta que ela deve passar por um processo de fervura, pois essa parte é o caule da árvore e ele é muito rígido. Ferva o pau de canela por cerca de 5 minutos, coe e beba sem adoçar. Usar 6 gramas de canela em pau para 100 a 300 ml de água é uma boa proporção.

“Se desejar, pode misturar com outras ervas, como cravo, anis estrelado ou casca de laranja; todos combinam muito bem”, indica a profissional.

Para saber a frequência de uso, quantidade e o melhor horário para consumir o chá de canela, Ana Paula aconselha que as pessoas devem buscar orientação individualizada com um nutricionista. “A recomendação vai depender das necessidades, objetivos e rotina do paciente”, diz ela.

Como devo fazer o chá de canela em pó?

Em relação a canela em pó, Ana Paula afirma que o mais indicado é usá-la apenas para polvilhar sobre os alimentos. A canela em pau é melhor para fazer o chá, pois suas propriedades são mais bem aproveitadas do que as da canela em pó.

O chá de canela serve como anti-inflamatório natural

Por ser muito concentrado, vale não abusar da quantidade do pó da canela (Foto: depositphotos)

Porém, se mesmo assim você quiser fazer o chá com canela em pó, a receita é simples: coloque ½ colher (de chá) ou 1 colher (de chá) rasa de canela em pó dentro de uma xícara ou caneca.

Em seguida, acrescente água fervida e deixe a mistura descansar por 8 a 10 minutos. O chá de canela em pó não deve ultrapassar mais de 6 gramas, pois é bastante concentrado.

Veja também: Chá de canela gelado ou quente? Saiba qual o melhor

“Mas, atenção! Observe a lista de ingredientes da canela em pó. O único ingrediente deve ser a canela, muitas marcas a misturam com açúcar”, alerta a especialista. Também é possível triturar ou moer a canela em pau em casa, garantindo a qualidade do alimento.

A canela em pó pode ser usada na receita de bolos, cafés, cupcakes, cookies, pães doces, tortas, panquecas, sucos, mousses, etc. Destaque especial para cucas de banana e maçã, que ficam excelentes com canela.

Cuidados e contraindicações

Agora que você já sabe a resposta para a pergunta “chá de canela é bom para quê?”, também é importante saber sobre os cuidados que devemos ter com esse chá e quais são as suas contraindicações.

Como já foi dito anteriormente, o chá de canela é contraindicado para gestantes, devido às contrações uterinas que podem ser causadas pela bebida. Mas, quem sofre de hipertensão também precisa ter cuidado com o consumo dessa infusão.

“Em alguns hipertensos, o chá de canela pode promover alteração da pressão arterial. Portanto, nesse caso, só consuma sob orientação e monitoramento da pressão”, orienta Ana Paula.

Veja também: Chá de canela: é verdade que ele é abortivo? Descubra

Portanto, o consumo moderado e acompanhado do chá de canela pode trazer inúmeros benefícios para a saúde, além de ajudar a emagrecer e a perder peso. Nunca deixe de consultar um médico e um nutricionista para saber como aproveitar corretamente essa incrível erva medicinal.