Escrito por em 25/04/2019

O chá de camomila é famoso devido ao seu efeito calmante, mas a sua composição rica em propriedades medicinais vai muito além disso.

Neste artigo, você vai aprender tudo sobre os principais efeitos dessa planta cheia de benefícios para a saúde. Aprenda também a como preparar o chá de camomila mais saudável possível.

Em primeiro lugar, vamos falar um pouco sobre essa planta. A camomila é uma erva medicinal pertencente à família Asteraceae. Seu nome científico é Matriaria chamomilla, e trata-se de uma planta muito comum no Brasil e outras partes do mundo.

Além disso, o chá de camomila é muito conhecido pelo o seu efeito calmante e auxiliar do sono. Mas será que isso é verdade? Descubra abaixo os principais e mais famosos benefícios da camomila para a saúde!

Chá de camomila é bom pra quê?

Antes de mais nada, é importante deixar claro que o chá de camomila vai muito além do seu efeito calmante e sedativo.

Chá de camomila

Chá de camomila é muito famoso por auxiliar o sono (Foto: depositphotos)

Na verdade, a ciência medicinal já concluiu, após várias pesquisas, que a camomila é rica em substâncias que têm várias funções benéficas. Confira a lista de benefícios do chá de camomila:

  • Ajuda a dormir melhor
  • Auxilia no tratamento da depressão pós-parto
  • Combate a ansiedade
  • É anti-inflamatório
  • Previne o câncer
  • Diminui os sintomas da gripe
  • É bom para o coração
  • Diminui as dores das cólicas menstruais
  • Combate a diarreia
  • Faz bem para a pele.

Em suma, são muitos benefícios para o combate e prevenção de vários problemas de saúde. Além disso, todos estes que foram listados são benefícios confirmados pela ciência. Você encontrará todas as referências científicas usadas neste artigo ao final do texto.

Conheça mais sobre os benefícios deste chá

Neste tópico, mostraremos para você um pouco mais sobre cada um dos benefícios comprovados do chá de camomila. Com isso, você ficará por dentro de todas as melhores informações sobre os verdadeiros benefícios dessa bebida natural. Portanto, confira:

Ajuda a dormir melhor

Em primeiro lugar, é importante começarmos pelo efeito mais famoso do chá de camomila: efeito calmante, sedativo e tranquilizante (1, 2).

Muitos estudos já comprovaram para o mundo que a camomila possui uma composição rica em substâncias sedativas, pois agem diretamente no sistema nervoso.

Sendo assim, o chá de camomila é muito usado para auxiliar na indução e manutenção do bom sono. Além de ser uma ótima opção para tranquilizar, desestressar e diminuir o nervosismo. O chá de camomila também é uma ótima alternativa para diminuir o estresse no dia a dia.

Auxilia no tratamento da depressão pós-parto

Um estudo realizado em Taiwan comprovou cientificamente que o chá de camomila faz muito bem para mulheres em tratamento de depressão pós-parto (1).

Em suma, um dos principais problemas dessas mulheres são distúrbios de sono e ansiedade. Por isso, o chá de camomila pode reduzir esses sintomas e facilitar o tratamento.

Combate a ansiedade

Como já foi citado, o chá de camomila age no sistema nervoso e pode diminuir a ansiedade (2). Esse efeito é confirmado por um estudo realizado em Ohio, nos Estados Unidos, onde foi possível analisar a ação ansiolítica natural da composição da camomila.

O chá dessa planta pode e deve ser usado como um auxiliar no combate dos sintomas da ansiedade, mas não pode substituir o uso de remédios indicados por um médico especialista.

Por isso, use-o para ajudar a dormir à noite após crises de ansiedade ou para aliviar os sintomas durante essa situação.

É anti-inflamatório

Um benefício “secreto” do chá de camomila é que ele é anti-inflamatório (2). Poucas pessoas conhecem esse efeito, por isso o chá de camomila é pouco usado com esse objetivo. Mas trata-se de um benefício comprovado pela medicina.

Previne o câncer

O chá de camomila é antioxidante, por isso, é usado para prevenir os danos causados pelos radicais livres. Isso inclui doenças como o câncer, diabetes, Parkinson e Alzheimer, por exemplo (2).

Os radicais livres são substâncias provenientes da nossa alimentação, estresse e várias outras fontes. Eles dificultam o ciclo de vida saudável das células, o que aumenta o risco para muitas doenças, como as que foram citadas anteriormente.

Diminui os sintomas da gripe

A camomila é uma planta com substâncias antivirais (2). Isso quer dizer que o chá de camomila é eficiente para acabar com gripes simples e outras doenças leves causadas pela presença de vírus no corpo humano.

Além disso, pode ajudar no tratamento para doenças mais graves que também são causadas por vírus, como a pneumonia e até mesmo o HIV.

É bom para o coração

O chá de camomila é rico em flavonoides, que nada mais são do que as substâncias mais protetoras do coração (2). Estudos e pesquisas apontam que o uso regular de alimentos com flavonoides previnem doenças cardíacas e podem inclusive evitar ataques do coração.

Além disso, o consumo do chá de camomila regularmente também ajuda na manutenção do coração e diminui a carga de trabalho desse músculo essencial para a vida.

Outra importante funcionalidade é que os efeitos benéficos para o coração são muito recomendados para as pessoas que tem pressão alta (hipertensão).

Diminui as dores das cólicas menstruais

Agora, um enorme benefício para as mulheres que sofrem com dores de cólicas menstruais. A ciência comprova que o chá de camomila ajuda a diminuir essas sensações (2).

Uma pesquisa comprovou que isso se deve à composição da camomila que “acalma” os músculos do ventre feminino.

Combate a diarreia

Além de diminuir as dores da cólica, a composição da camomila também é capaz de diminuir a diarreia (2). Depois de uma pesquisa realizada com humanos, foi possível identificar que o chá dessa planta age em benefício do intestino, auxiliando no combate aos causadores da diarreia.

Faz bem para a pele

Além dos benefícios de ingerir o chá de camomila, aplicar a camomila sobre a pele também traz inúmeros benefícios (2). Por exemplo, pode ajudar no combate a eczemas e tratamento de queimaduras e feridas fechadas.

Bacia com chá de camomila

Você pode fazer o chá em grandes quantidades para aplicar na pele e aproveitar os benefícios (Foto: depositphotos)

Chá de Camomila: como fazer

A receita do chá de camomila é simples e muito fácil. A infusão é o meio mais correto de obter o chá medicinal de camomila. Aprenda a preparar seguindo as instruções abaixo:

  1. Ferva 1 xícara de água filtrada e desligue o fogo
  2. Adicione 1 colher (de sopa) de camomila e tampe por 10 minutos
  3. Em seguida, coe e beba sem adoçar.

Por fim, é importante deixar claro que o chá medicinal de camomila deve ser ingerido sem açúcar ou adoçante, pois esses itens anulam alguns benefícios da planta.

Se você preferir adoçar mesmo assim, opte por 1 colher (de chá) de mel de abelha, pois também traz benefícios medicinais.

Como e quando tomar?

O mais indicado é consumir, no máximo, uma xícara de chá de camomila por dia. Mais do que isso é exagero. No entanto, você pode até tomar 2 xícaras em um único dia, mas não faça disso um hábito.

O horário mais indicado para tomar o chá é no fim da tarde, mas é preciso ter cuidado com os seus horários. Lembre-se que o chá de camomila pode causar sonolência, por isso cuidado para que esse chá não cause problemas na sua vida pessoal ou profissional.

Chá de camomila aborta?

Na internet e em várias conversas de boca em boca circula a informação de que o chá de camomila é abortivo ou possui efeitos associados ao aborto. Isso não passa de mito. O chá de camomila só faz mal (a mãe e ao feto) se for consumido em excesso durante a gravidez.

Na verdade, estudos apontam que o chá de camomila faz bem a gestante se o seu uso não for frequente ou excessivo (3).

É indicado somente quando a mulher está com distúrbios de sono, nervosismo, ansiedade e estresse. Não é uma bebida recomendada em caso de gravidez de risco.

Cuidados e contraindicações

Por fim, mas não menos importante, precisamos te dizer que existem alguns cuidados muito importantes quando o assunto é consumir o chá de camomila. Confira:

  • Não consuma esse chá antes de dirigir
  • Existe alergia à camomila, então cuidado nesse caso
  • O chá de camomila pode anular ou alterar o efeito de medicamentos controlados. Por isso, pergunte ao seu médico se está liberado o consumo desta bebida
  • Quando consumido em excesso, o chá de camomila pode causar tontura, náusea, mal-estar e dores de cabeça.

Sendo assim, preste atenção nesses pontos listados. Se você não se inclui em nenhum desses casos, pode consumir o chá de camomila tranquilamente e aproveitar os benefícios dessa planta queridinha de muitas pessoas ao redor do mundo.

Referências científicas

Por fim, veja abaixo as referências científicas usadas na produção deste artigo. O Chá Benefícios é um site comprometido com informações verdadeiras, conteúdo relevante e, claro, com a sua saúde. Sendo assim, fique sempre bem informado(a) em nosso site!

  1. CHANG, S. M., CHEN, C. H. “Effects of an intervention with drinking chamomile tea on sleep quality and depression in sleep disturbed postnatal women: a randomized controlled trial“. 2016. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26483209. Acesso em 21 de abril de 2019.
  2. SRIVASTAVA, J. K., SHANKAR, E., GUPTA, S. “Chamomile: A herbal medicine of the past with bright future“. 2010. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21132119. Acesso em 21 de abril de 2019.
  3. AL-RAMAHI, R., JARADAT, N., ADAWI, D. “Use of herbal medicines during pregnancy in a group of Palestinian women“. 2013. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23933314. Acesso em 21 de abril de 2019.

Sobre o autor

Avatar
24 anos, é jornalista e produtor de conteúdo especializado. Atua com produção jornalística há 4 anos. Vencedor do prêmio de empreendedorismo digital “Academic Winner 2017”, promovido pela DeVry University na Califórnia, Estados Unidos. Tem no currículo trabalhos em emissoras de televisão, jornal impresso, revistas e internet. É pernambucano e tem como hobbies escrever, jogar videogames, cinema e estudos sociais.