Escrito por em 05/12/2016

Comumente identificada nas margens de riachos, valetas e lagoas, a bacabunga é uma planta da família das Scrophulariaceae. Com características bastante peculiares, a planta possui muitas propriedades medicinais podendo ser utilizada, por completo, para tratar os diversos males.

A bacabunga possui forma robusta, raiz oca, folhas ovaladas ligeiramente dentadas na margem e espessa. As flores são bastante numerosas, com coloração azul brilhante, veias mais escura e um olho branco. Geralmente elas começam a abrir durante o mês de maio, seguindo verão a dentro.

Propriedades medicinais

As planta é rica em substâncias diuréticas, depurativas, antiescorbúticas, antiescrofulosas, aperitivas e laxativas. Sendo assim, ela pode ser indicada para purificar o sangue, regularizar o suco gástrico e tratar doenças do fígado. A planta tem sido usada como antídoto popular para afecções do estrófulo, especialmente da pele.

Chá de bacabunga para purificar o sangue

Foto: Reprodução/Wikipedia

Chá de bacabunga

Para preparar o chá da erva, você vai precisar de um litro de água é uma porção da folha da planta. Com ajuda de uma panela, coloque a água para ferver. Assim que atingir o ponto de ebulição, coloque as folhas da bacabunga e deixe ferver por cerca de cinco minutos.

Passado esse tempo, deixe que a bebida descanse por mais 10 minutos, com o recipiente tampado. Em seguida, coe o chá para separar as folhas do líquido. Se preferir, pode adoçar com um pouco de mel ou açúcar. A quantidade indicada para ingestão é de, no máximo, três xícaras por dia.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.

Sobre o autor

Formado em Jornalismo pela UniFavip | Wyden. Já trabalhou como repórter e editor de conteúdo em um site de notícias de Caruaru e em três revistas da região. No Jornal Extra de Pernambuco e Vanguarda de Caruaru exerceu a função de repórter nas editorias de Economia, Cidades, Cultura, Regional e Política. Hoje é assessor de imprensa do Shopping Difusora de Caruaru-PE, Seja Digital (entidade responsável pelo desligamento do sinal analógico no Brasil), editor da revista Total (com circulação em Pernambuco) e redator web do Chá Benefícios.