Escrito por em 12/12/2017

Também conhecida por aloe vera, a babosa é considerada uma das mais ricas fontes de nutrientes da natureza. Preparada na forma de chá, o uso do ingrediente está associado ao processo de tratamento e cura de muitas doenças.

O uso da babosa vem espelhado em civilizações antigas, como os egípcios e gregos. Além do mais, há relatos do uso da substância até na Bíblia Sagrada. A babosa pode ser encontrada com facilidade em mercados, feiras livres e até nos jardins de casa.

A babosa fortalece o sistema imunológico e tem ação anti-inflamatória e antiviral (inclusive inibindo a multiplicação do vírus da AIDS). Ela também é relacionada a resolução de muitos problemas de pele, a exemplo de acne, psoríase e hanseníase.

Benefícios da babosa

A babosa pode resolver problemas de pele, a exemplo da acne, psoríase e hanseníase

O chá da babosa pode ser usado para tratar dores e inflamação no corpo (Foto: depositphotos)

Quando o assunto se refere a babosa, muitas propriedades e benefícios estão ligados a ela. Isso acontece pela presença de enzimas, polissacarídeos, glicoproteínas, terpenos e glicosídeos fenólicos, além de conter fitoquímicos.

Antiviral

A babosa tem ação antiviral, bactericida, antifúngica, anticancerígena e cicatrizante. Pesquisas isoladas mostraram que a babosa ajudam a combater as células malignas, principalmente pela presença dos oligossacarídeos.

Desintoxicante

Outra propriedade que se destaca na babosa é a desintoxicante. “Ela estimula o funcionamento do fígado e rins, já que eles são os principais órgãos responsáveis pela desintoxicação do corpo humano”, afirma o especialista em plantas Armando Falconi.

Sistema digestivo

O ingrediente também pode ser usado em benefício do sistema digestivo, regulando o intestino, inibindo a acidez excessiva do estômago, prevenindo diarreia e aliviando as úlceras no órgão.

Veja tambémChazinhos que nos deixam belos

Dores e inflamações

O chá da babosa também pode ser usado para tratar dores e inflamação no corpo. “A babosa é inibidora da dor. Isso acontece devido a presença de lignina. Ela também tem ação anti-inflamatória, similar a esteroides como a cortisona, porém, sem os efeitos nocivos que ela provoca”, afirma o especialista em plantas Armando Falconi.

Imunidade

Para aquelas que pessoas que contraem gripe com facilidade ou então ficam cansadas, a babosa é uma planta que reforça a imunidade e ainda de quebra traz disposição para enfrentar as tarefas diárias.

Metabolismo

“Ela ajuda no bom funcionamento do metabolismo celular, atuando na produção da energia que o corpo necessita. Além disso, devido o conteúdo de vitamina C, ela produz uma ação que melhora e estimula a circulação e o bom funcionamento do aparelho cardiovascular”, explica Falconi.

Outros benefícios da babosa

Somados a todos esses benefícios presentes na utilização da babosa como chá, ela ainda possui o poder de regularizar o índice glicêmico no sangue, sendo indicada para tratar os casos de diabetes; equilibrar os níveis de colesterol e aumentar a longevidade.

Veja também: Chás que aumentam a imunidade

O tratamento com o chá de babosa evita problemas cardíacos e ajuda a eliminar a pedra nos rins. “A planta também contém ácido urônico, responsável por eliminar as toxinas a nível celular”, acrescenta o especialista em plantas.

Como se tudo isso não fosse o suficiente, a babosa é uma rica fonte de nutrientes para o corpo. “A babosa contém 18 dos 23 ácidos componentes das proteínas que o organismo necessita para a formação de células e tecidos”, informa Falconi.

Além disso, a babosa contém enzimas necessárias para o processamento dos carboidratos, gorduras e proteínas do estômago e intestino. Isso acaba tornando a babosa indispensável em muitos casos.

Como preparar o chá de babosa

Depois de conhecer todos os benefícios presentes no chá da babosa, agora chegou a hora de aprender a prepará-lo. Vale lembrar que, devido a facilidade com que é encontrado, não existe muito mistério, basta seguir o passo a passo.

Quando utilizada na forma de chá, os efeitos da babosa são potencializados. Ainda mais se misturado com outras ervas, como a maioria das pessoas costumam fazer. Porém, o recomendado é que haja acompanhamento médico.

Chá de babosa de limão

Ingredientes

– 200 ml de água filtrada;
– 1 folha de babosa;
– 2 colheres (de sopa) de suco de limão.

Modo de preparo

O primeiro passo a ser seguido é fazer a higienização da folha da babosa. Logo em seguida, faça cortes longitudinais na folha para que o gel possa ser extraído. Para tanto, pode utilizar a própria faca ou uma colher.

Assim que o gel for extraído, coloque em uma panela, acrescente a quantidade de água indicada na receita e leve ao fogo. Assim que começar a ferver, desligue o fogo e adicione o limão. Deixe a mistura descansar por 10 minutos.

Passado esse tempo, a bebida está pronta para ser ingerida. Se preferir, você pode adicionar o chá de babosa com um pouco de mel. A indicação é de consumi-lo em até três doses diárias.

Veja tambémChás com poderes cicatrizantes

Chá de babosa com gengibre

Ingredientes

– 200 ml de água filtrada;
– 1 folha de babosa;
– 2 colheres (de sobremesa) de gengibre.

Modo de preparo

Higienize bem a folha da babosa. Diferente da receita anterior, para esse chá em específico, você só vai precisar cortar a folha do ingrediente em pequenos cubinhos. Coloque a água para ferver junto com a babosa e o gengibre.

Assim que começar a ferver, desligue o fogo e deixe descansar por 10 minutos. Passado esse tempo, use uma peneira para remover todos os ingredientes. Antes de consumir, pode adoçar a bebida com um pouco de mel.