Escrito por em 04/07/2013

Avenca não designa só uma planta, este termo, na verdade, é a designação de várias plantas da família Filicópsidas, também chamadas de avenca comum, avenca do Canadá ou cabelo de vênus. Na hora da compra, só é preciso estar atento quanto à sua finalidade: se quer comprá-la para o consumo, não se deve comprar as vendidas em floriculturas, já que estas tiveram um plantio propício para a ornamentação, que é a sua função.

Chá de avenca - Propriedades e benefícios

Foto: Reprodução

Originária da Europa central e meridional, a avenca é uma planta herbácea de porte pequeno, que mede de 30 a 50 centímetros e chega a formar touceiras. Suas folhas são pecioladas, alternas e bem finas, assim como suas hastes e ramos. Geralmente crescem em locais úmidos e com pouca luz. Esta planta aparentemente comum tem um chá que pode oferecer variados benefícios para o organismo humano, confira.

Benefícios e propriedades da Avenca

  • As propriedades medicinais da avenca são: anti-inflamatória, diurética, adstringente, depurativa, laxante, tônica, sudorífera, expectorante, antibacteriana, antioxidante, balsâmica, emoliente e estimulante.
  • Indicada para pessoas com dificuldade de urinar.
  • Funciona como um leve sedativo natural.
  • É muito útil no tratamento contra tosses, catarros, gripes, afecções bronquiais e rouquidão.
  • Alivia a asma.
  • Ajuda o aparelho respiratório a funcionar melhor.
  • Acaba com a caspa.
  • Reduz a temida queda de cabelo.
  • Trata vários problemas na bexiga, no fígado, no baço e no pulmão.
  • Alivia as incômodas dores menstruais e reumáticas.
  • Regula a menstruação.

Quanto as contraindicações: portadores de hipoglicemia, gestantes e mulheres com canceres estrogênio-positivos não devem consumir a avenca. Já os efeitos colaterais, são menos: pacientes diabéticos devem ter cuidado, já que a avenca potencializa a insulina e medicação antidiabética, o ideal é que esses pacientes não consumam a planta.

Como preparar e consumir a avenca

Infusão: Para preparar o chá de avenca, deve-se ferver um litro de água e adicionar 2 colheres (de sopa) da planta. Desligue o fogo e rapidamente abafe a mistura por cerca de 10 minutos. Tome de 2 a 3 xícaras durante o dia, com intervalos menores que 12 horas.

Decocção: Ferva 100 gramas de avenca seca em 1 litro de água mineral durante meia-hora. Desligue o fogo e coe o líquido. Este deverá ser aplicado em fricção diária no couro cabeludo, afim de acabar com a caspa e diminuir a queda de cabelo.

Além desses dois métodos, também podem ser preparados xaropes com a avenca (ótimos para os casos de catarros, tosses, etc.) e tinturas.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.