Escrito por em 20/03/2017

De todas as infecções causadas por bactérias, a infecção urinária é a mais comum. Apesar de atingir os dois sexos, este problema é mais comum nas mulheres, tendo em vista que o canal da uretra nelas é curto, apresentando apenas 3 cm. No caso dos homens, a uretra possui 20 cm, sendo mais difícil a entrada de agentes externos.

Além desta característica, a anatomia das mulheres facilita a entrada das bactérias, tendo em vista que a vagina fica próxima ao ânus. No sexo feminino, os casos surgem com maior incidência entre 20 e 40 anos, sendo comum também na gravidez. Já nos homens, o problema tem maior relação com a infância e após os 55 anos.

Este tipo de situação é muito incomoda, causando dor ao urinar ou durante as relações sexuais, coloração muito amarelada no xixi, excessiva vontade de urinar, cheiro forte e até a presença de sangue na urina.

Portanto, é indicado buscar métodos que resolva este problema de forma rápida e eficiente. E para quem prefere opções naturais, a dica é apostar em aroeira, que possui propriedades medicinais eficientes neste caso.

Benefícios da aroeira

Esta planta possui diversas propriedades medicinais, como antidiarreica, adstringente, balsâmica, purgativa, fungicida, tônica e anti-inflamatória. Além destas, é possível destacar pelo menos duas que atuam diretamente no caso de problemas urinários, são elas: diurética e bactericida.

Por possuir estas ações, a aroeira é indicada no tratamento das infecções urinárias, como cistite, uretrite e outras mais simples.

Chá de aroeira é bom para infecção urinária

Foto: depositphotos

Como preparar o chá desta planta?

Para usufruir dos benefícios citados anteriormente, é necessário preparar um chá com as cascas de aroeira. Neste caso, é preciso colocar no fogo um litro de água filtrada e 100 g da planta. Após o processo de ebulição, desliga-se o fogo.

Quando o chá estiver morno, há três possibilidades de uso. Ele poderá servir para beber, para um banho ou para compor um assento. O tratamento deve ser repetido até alcançar uma melhora, caso não haja alteração no quadro, o paciente deve procurar um médico especialista.

Formas de evitar a infecção urinária

Mesmo que haja tratamentos caseiros e farmacêuticos para as infecções urinárias, o melhor a se fazer é proteger o organismo contra as bactérias que causam estes problemas. Para isso, é necessário:

  • Beber muita água;
  • Não ignorar vontade de ir ao banheiro;
  • Urinar após relações sexuais;
  • Cuidar da higiene íntima;
  • Evitar roupas muito justas;
  • Não passar muito tempo com biquíni úmido.