Escrito por em 16/08/2016

A prisão de ventre, também denominada constipação ou intestino preso, é um problema comum que afeta mais as mulheres que os homens, sendo caracterizado pela dificuldade em evacuar as fezes.

Dentre as causas mais comuns para a prisão de ventre estão a dieta pobre em fibras, a falta de atividades físicas, hormônios desregulados, a pouca ingestão de líquidos e outros.

O problema ainda pode estar relacionado ao estresse, depressão, doenças do cólon e do reto, ansiedade e ao uso de certos medicamentos.

cha-de-ameixa-e-capaz-de-combater-prisao-de-ventre

Foto: Pixabay

Muitas pessoas conseguem tratar a prisão de ventre com mudanças na dieta e um dos melhores remédios naturais para liberar o intestino é o chá de ameixa.

Chá de ameixa para prisão de ventre

O chá de ameixa é excelente para combater a prisão de ventre graças a uma substância denominada sorbitol, um laxante natural que facilita a eliminação das fezes.

A fruta também é rica em fibras, carboidratos, sódio, magnésio, potássio e vitaminas A e C.

Além de ser ideal para os indivíduos que sofrem com problemas de prisão de ventre, o chá de ameixa também reduz o nível do colesterol, fortalece o sistema imunológico, emagrece e auxilia no combate à anemia e doenças respiratórias.

Receitas

O chá de ameixa deve ser tomado em jejum, e as pessoas podem comer inclusive a polpa da fruta cozida. Confira as receitas da bebida a seguir:

Chá das folhas da ameixa

Ingredientes

  • 2 colheres (de sopa) da folha da ameixa;
  • 1 litro de água

Modo de preparo

1) Coloque a água no fogo;
2) Em seguida, adicione as duas colheres das folhas da ameixa;
3) Deixe levantar fervura e desligue o fogo;
4) Abafe o chá por aproximadamente 10 minutos;
5) Consuma de duas a três xícaras deste chá ao dia.

Chá de ameixa

Ingredientes

  • 3 ameixas pretas;
  • 1 xícara (chá) de água.

Modo de preparo

1) Retire as sementes das ameixas e coloque as frutas na xícara com água;
2) Amasse bem as 3 ameixas e deixe-as em repouso durante toda a noite;
3) No dia seguinte, pegue a xícara e misture bem até que forme uma mistura homogênea;
4) Coloque a mistura para ferver, deixe esfriar um pouco e beba. Para que o efeito seja mais intensificado, procure tomar este chá em jejum.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.

Sobre o autor

Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), outorgado pelo Instituto Cervantes. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.