Escrito por em 15/02/2017

Você já ouviu falar numa planta chamada de amargosa? Ela é uma planta da família das Asteraceae, bem comum nos estados do Espírito Santos, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Ela pode proporcionar uma série de benefícios para saúde, no que diz respeito ao tratamento de algumas doenças.

Dependendo da localidade, a amargosa pode ser conhecida também pelos nomes de bacanta, bacárida, cacália-amarga, cacliadoce, carqueja amara, carqueja-do-mato, carquejinha, chinchimani, chirca melosa, condamina, cuchi-cuchi, quimsa-kuchu, quinsu-cucho, quina-de-condamiana, tiririca-de-balaio, três-espigas e vassoura.

Chá de amargosa auxilia na digestão e ainda emagrece

Foto: depositphotos

Propriedades medicinais da amargosa

A planta é usada para tratar diversos problemas de saúde. Isso porque ela contém substâncias anti-helmíntica, depurativa, que auxilia na digestão, diuréticas, estimulante estomacal, hepatoprotetora e hepática. Porém, antes de fazer uso dessas propriedades, é importante que o médico seja consultado.

A planta pode tratar doenças como afecções hepáticas e da garganta, aftas, anemia, circulação do sangue, faringite, febre, fígado, fraqueza orgânica, baço, cálculo biliar, diarreia, diabete, gota, icterícia, inapetência, inflamação das vias urinárias, intestino, má digestão, pâncreas e reumatismo.

A planta também pode ser usada para auxiliar no processo de emagrecimento. Mas, tome cuidado! Como foi dito anteriormente, só o médico pode traçar a melhor forma de utilizá-la.

Contraindicações

O consumo da planta deve ser evitado por gestantes e mulheres que estejam amamentando. Também é bom ficar de olho na ingestão em excesso, já que pode ser prejudicial para a saúde.

Como usar a amargosa

Antes de tudo, deve ficar claro que a parte da planta que contém as propriedades medicinais são as hastes. Para preparar o chá da planta, você vai precisar cortar as hastes, sem danificar as raízes. Depois disso, deixa que elas sequem em local ventilado, sob o calor do sol. Quando elas estiverem secas, você pode transformá-las em pó armazenando-o em vidros bem tampados.

Chá de amargosa

Para preparar o chá da planta, basta reservar o equivalente a uma xícara (de chá) de água, ou 200 ml, e uma colher (de chá) de amargosa. Coloque a água para ferver. Assim que estiver em ebulição, adicione a planta e espere ferver por mais cinco minutos, antes de desligar o fogo.

Depois, é só deixar o recipiente com o chá tampado por mais 10 minutos. Antes de ingerir use uma peneira para retirar a planta. A quantidade indicada para ingestão diária é de duas xícaras.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.

Sobre o autor

Formado em Jornalismo pela UniFavip | Wyden. Já trabalhou como repórter e editor de conteúdo em um site de notícias de Caruaru e em três revistas da região. No Jornal Extra de Pernambuco e Vanguarda de Caruaru exerceu a função de repórter nas editorias de Economia, Cidades, Cultura, Regional e Política. Hoje é assessor de imprensa do Shopping Difusora de Caruaru-PE, Seja Digital (entidade responsável pelo desligamento do sinal analógico no Brasil), editor da revista Total (com circulação em Pernambuco) e redator web do Chá Benefícios.