Escrito por em 25/04/2018

Nesse artigo você vai poder conferir se o chá de abacaxi com canela emagrece mesmo, quais são suas propriedades e benefícios para a saúde. Veja também quais doenças esses dois ingredientes unidos podem combater ou tratar.

Aproveite e descubra como preparar esse chá e como se deve consumi-lo corretamente. Isso e muito mais você confere a seguir. Boa leitura!

Na hora de eliminar aqueles quilinhos extras, apostar nas propriedades do chá de abacaxi com canela pode ser uma boa pedida. Para saber mais sobre a forma de preparar a bebida e das suas reais propriedades nessa área, fique de olho no artigo!

O abacaxi é uma fruta tropical que apresenta muitos benefícios para a saúde, principalmente pela quantidade de vitaminas e sais minerais que ela apresenta. Já a canela não fica atrás, pois é uma especiaria bastante utilizada na cozinha e nos tratamentos alternativos.

Além do preparo do chá de abacaxi com canela, os dois ingredientes podem ser usados com uma série de outras combinações. Dependendo da forma de preparo, os pratos também têm como propósito o emagrecimento.

O chá de abacaxi emagrece?

Além de emagrecer, o chá de abacaxi com canela traz inúmeros benefícios para a saúde

O abacaxi é diurético e a canela é termogênica, juntos eles conseguem reduzir medidas (Foto: depositphotos)

Essa é uma pergunta fácil de ser respondida, principalmente se for levada em consideração os benefícios de ambos os ingredientes. Para que não reste nenhuma dúvida, veja o detalhamento dos benefícios do abacaxi e da canela para emagrecer.

O abacaxi é uma fruta que possui muitas vantagens para quem quer eliminar o peso extra. De início ela possui pouca caloria – em média, 100 gramas da fruta possui 52 calorias – além de ser diurética, ou seja, ajuda a eliminar as toxinas através da urina.

A questão do controle de colesterol no sangue é outro benefício para a dieta e a ação sobre o intestino. Nesse sentido, o abacaxi induz o bom trânsito intestinal. Pelos dois motivos apresentados até agora, o abacaxi favorece a diminuição de inchaços.

Já a canela é uma especiaria que possui muitas propriedades para o corpo humano, sobretudo quando o assunto em questão é o emagrecimento. Para início de conversa ela é considerada um ingrediente termogênico, ou seja, induz a queima de gordura.

Veja também: Conheça os benefícios do chá de abacaxi com hortelã

“A canela é um alimento termogênico que aumenta a temperatura corporal e auxilia na perda de peso”, endossa a nutricionista Luciana Silva.

Ela também evita o armazenamento da gordura pelo organismo, sobretudo em regiões de fácil acúmulo, como o abdômen e os quadris. A canela também ajuda a regular a produção de insulina no sangue, o que melhora o metabolismo da glicose.

Outro efeito da canela que pode ser contabilizado para as dietas de emagrecimento é o prolongamento da sensação de saciedade, ou seja, o indivíduo demora mais tempo para sentir fome. Falando em comida, a vontade de comer doces também é inibida.

“Por promover esvaziamento gástrico mais lento, a canela é indicada para perda de peso e compulsão alimentar”, chama a atenção a nutricionista Isabella Correia.

Dessa forma, já está mais do que provado e comprovado sobre os poderes emagrecedores que o chá de abacaxi com canela apresenta.

Chá de abacaxi com canela

Depois de conhecer as propriedades do abacaxi e da canela quando o assunto é o emagrecimento, agora chegou a hora de saber o passo a passo do preparo do chá utilizando os dois ingredientes.

Antes de incluí-lo no seu dia a dia, a dica é procurar orientação médica. Na consulta, além de certificar o seu uso, o médico também vai indicar formas que vão contribuir para que os resultados sejam alcançados com maior eficiência.

Ingredientes

  • 1 litro de água;
  • Cascas de um abacaxi;
  • 2 rodelas de abacaxi cortadas em cubo;
  • 1 canela em pau.

Modo de preparo

Com ajuda de uma panela com tampa, coloque a água para ferver. Nesse mesmo instante, acrescente a casca do abacaxi para ferver junto. Uma dica importante! Antes de usar a casca, higienize bem com ajuda de uma escova em água corrente.

Assim que a mistura atingir o ponto de ebulição, marque 10 minutos e desligue o fogo. Logo na sequência, acrescente duas rodelas de abacaxi cortadas em cubo, juntamente com a canela em pau. Tampe e deixe descansar por cinco minutos.

Depois de passado esse tempo, use uma peneira para auxiliar a remoção de todos os ingredientes utilizados. Na hora de ingerir, a bebida pode estar quente ou fria. A recomendação é ingerir o chá de três a quatro vezes na semana.

Veja também: Misture chá verde com água de abacaxi e emagreça

Dicas adicionais

Para fazer uso do chá de abacaxi com canela para emagrecer, é necessário que outras adequações na rotina sejam realizadas. Isso vai ajudar a potencializar os efeitos da bebida, até porque, só ela não faz milagres.

A primeira adequação tem de ser feita na dieta, ou seja, consumir alimentos mais saudáveis e longe de gorduras e frituras é o ideal. Frutas, verduras e legumes são imprescindíveis para quem quer perder peso.

Além do mais, investir em uma rotina de exercícios também é necessário para alcançar o emagrecimento. Nesse sentido, procurar um profissional da área de educação física vai ajudar a montar uma rotina adequada para seu tipo físico e suas necessidades.

Benefícios do abacaxi para a saúde

Além de melhorar a função intestinal, o abacaxi auxilia no bom funcionamento do sistema imunológico

Essa fruta funciona como um excelente digestivo (Foto: depositphotos)

O abacaxi é uma fruta que possui muitas propriedades quando o assunto se relaciona a saúde. A fruta possui as vitaminas A, C e B6, além de sais minerais como ferro, tiamina, folato e magnésio.

Ele ainda funciona como um excelente digestivo, sendo muito consumido após as refeições, especialmente as mais pesadas. O abacaxi elimina febres intestinais, atua contra vermes e auxilia as funções da vesícula e hepáticas.

“A fruta auxilia no bom funcionamento do sistema imunológico, melhora a função intestinal e, ainda, facilita a digestão, devido a ação da enzima bromelina”, acrescenta a nutricionista Beatriz Prado.

No trato intestinal, ainda combate a prisão de ventre e também é diurético, auxiliando no trato urinário, combatendo o inchaço e a retenção de líquidos no corpo. Por possuir efeito depurativo, ajuda no combate a uma série de doenças.

Suas fibras contribuem para regular os níveis do colesterol no sangue e ainda ajuda na cicatrização dos tecidos. Para quem sofre com doenças como a artrite e reumatismo, o abacaxi pode ser uma excelente solução para ajudar nesses problemas.

Veja também: 20 opções de chás naturais para emagrecer

“O abacaxi deve ser inserido na alimentação como substituto de doces ou em forma de lanches entre as refeições. Porém, pessoas com refluxo gástrico, úlceras pépticas ou duodenais e gastrite não devem consumir o abacaxi devido a sua acidez”, acrescenta Beatriz.

Benefícios da canela para a saúde

A canela é termogênica, por isso consegue aumentar o metabolismo, intensificando a queima da gordura

A canela ajuda a reduzir os níveis de colesterol e evita o envelhecimento precoce (Foto: depositphotos)

A canela tem origem na Ásia e aparece como uma das especiarias mais consumidas no mundo. Além do uso no preparo de pratos doces na culinária, a canela tem diversas propriedades benéficas à saúde.

Por possuir efeito antioxidante, a canela previne os danos causados pelos radicais livres as células, ou seja, evita o envelhecimento precoce. Ela também ajuda no tratamento de doenças de pele e estimula as funções cognitivas.

O ingrediente e rico em vitaminas e sais minerais, a exemplo do ferro, manganês e cálcio. As fibras também estão presentes na composição da canela. Justamente são elas que ajudam na boa digestão e controle nos casos de diarreia.

Em contato com a corrente sanguínea, a canela ajuda a reduzir os níveis de colesterol, é benéfica para pacientes que apresentam diabetes tipo 2 e ainda age com eficiência nos casos de enxaquecas e dores de cabeça.

Outras vantagens do consumo da canela é tratar o aparelho respiratório, regular as respirações difíceis e ainda ajuda a curar resfriados simples.

Veja tambémMelhor chá para perder a barriga

“Apesar de ser benéfica para a saúde, o condimento não deve ser ingerido em excesso. A indicação diária de consumo seria de 5g a 10g ao dia”, finaliza a nutricionista Isabella Correia.