Escrito por em 21/06/2013 (atualização: 27/03/2019)

Você sabia que o chá das folhas de graviola pode ser usado para tratar certas patologias? Assim como acontece com outros ingredientes, essa bebida pode trazer vários benefícios para o bom funcionamento do corpo.

Porém, não é porque o chá das folhas de graviola é natural que pode ser tomado sem cuidado. Nesse sentido, o mais indicado é que o paciente recorra a um médico para que tudo seja feito de forma responsável e segura para a saúde.

A graviola é originária das Antilhas, mas se deu muito bem no solo do norte/nordeste do Brasil. Dependendo do local, a graviola também é conhecida por jaca do Pará e, além de ser uma fruta deliciosa e refrescante, é rica em vitaminas e fibras.

Para conhecer um pouco mais sobre os benefícios da fruta, assim como do chá preparado com suas folhas, fique atento a esse artigo especialmente preparado para você. Aqui você vai se surpreender com o que será revelado sobre o ingrediente.

Chá de folha de graviola

No preparo do chá das folhas de graviola você vai precisar de seis folhas frescas da fruta e bem lavadas e 1 litro de água fervente. Coloque as folhas em um recipiente de vidro e despeje a água. Deixe descansar por 15 minutos com o recipiente tampado.

Folhas de graviola

O chá dessas folhas podem proteger o coração e auxiliar a digestão (Foto: depositphotos)

Passado esse tempo, use uma peneira para facilitar a remoção das folhas usadas da graviola. Em seguida, basta colocar o chá em uma xícara e beber. O recomendado é adoçar a bebida com uma colher (de chá) de mel.

Quanto ao consumo do chá da folha de graviola, o recomendado é que a ingestão não ultrapasse as três xícaras por dia. A folha da graviola contém as vitaminas B e C, além de minerais como o magnésio, cálcio, potássio, fósforo e sódio.

Chá de graviola: para que serve

Depois de constatar o quanto é fácil preparar o chá das folhas de graviola, agora chegou a melhor parte: saber todos os benefícios que estão vinculados à bebida. Fique atento a cada um deles!

  • Auxilia a digestão
  • Melhora a circulação sanguínea
  • Protege o coração
  • Estimula o sistema imunológico
  • Ajuda no tratamento de diabetes
  • Proporciona energia
  • Propriedades antioxidantes
  • Propriedades anti-inflamatórias
  • Faz bem à saúde dos olhos
  • Faz bem para a saúde da pele e cabelo.

Como deu para ver, a lista de benefícios do chá da folha de graviola é bastante extensa. Porém, antes de sair por aí consumindo a bebida, o mais indicado é que o médico seja consultado.

A partir da necessidade de cada paciente, ele vai recomendar a melhor forma de fazer uso de todos os benefícios.

Para que serve o chá da folha da graviola

Depois de conhecer todos os benefícios do chá da folha de graviola para a saúde, agora você terá oportunidade de se aprofundar nos principais problemas de saúde que a infusão ajuda a tratar. Fique atento!

Auxilia a digestão

A folha de graviola é rica em sais minerais, vitaminas e compostos anti-inflamatórios. Em ação no corpo, todas essas substâncias ajudam na prevenção de certos incômodos ligados a má digestão.

Dessa forma, é comum que o paciente fique livre de problemas como constipação, cólica, inchaço, retenção de líquidos e diarreia. Como se ainda não bastasse, essas substâncias também ajudam no equilíbrio da flora intestinal.

Melhora a circulação sanguínea

A graviola e suas folhas são ricas em ferro. Esse mineral é benéfico para a circulação sanguínea. Na prática, o ferro ajuda na composição dos glóbulos vermelhos, otimizando as atividades metabólicas e de proteção do organismo.

Protege o coração

A folha da graviola possui grande quantidade de potássio. Na prática, essa substância ajuda a reduzir a pressão arterial. Dessa forma, o paciente fica protegido dos riscos de doenças cardíacas graves, a exemplo do ataque cardíaco e derrame.

Estimula o sistema imunológico

A graviola é rica em vitamina C. Essa mesma propriedade também é encontrada nas suas folhas. Sendo assim, o consumo do chá estimula a produção de glóbulos brancos. Isso ajuda no combate aos radicais livres.

Em alguns casos, o chá da folha de graviola também ajuda a combater vírus causadores de infecções, prevenindo problemas de caráter mais grave, a exemplo da herpes. A graviola também combate o Staphylococcus, bactéria que causa cólera.

Ajuda no tratamento de diabetes

O chá da folha de graviola, assim como da própria fruta, ajuda no controle dos níveis de açúcar no sangue. Ou seja, os pacientes que possuem diabetes podem ser beneficiados a partir do tratamento com esse ingrediente.

A bebida ajuda na prevenção de picos de glicose no sangue, o que faz com que o açúcar presente no sangue seja regulado.

Proporciona energia

Para as pessoas que precisam de energia extra para aguentar o dia de trabalho, basta apostar nas propriedades do chá da folha de graviola. Ele possui grande quantidade de vitaminas do complexo B, que ajuda a otimizar os processos metabólicos.

Propriedades antioxidantes

O consumo regular do chá das folhas de graviola ajuda a otimizar a saúde do organismo. Isso interfere diretamente na contração de doenças e também no envelhecimento natural das células, ou como alguns preferem, o envelhecimento precoce.

Entre as substâncias que fazem esse papel podem ser citadas: taninos, flavanoides, saponinas, fitoesteróis e antraquinonas.

Propriedades anti-inflamatórias

A graviola possui efeito anti-inflamatório que pode atuar no alívio das dores, o que inclui também problemas relacionados ao reumatismo e artrite. O chá da folha de graviola também pode ser usado no tratamento de gota.

No corpo humano, o chá reduz os níveis de ácido úrico, aliviando os sintomas das doenças relatadas anteriormente.

Faz bem a saúde dos olhos

Os antioxidantes presentes no chá da folha de graviola ajudam no tratamento e prevenção de doenças oculares. Isso se deve ao fato da bebida possuir alto índice de vitamina C, vitamina E, betacaroteno e zinco.

No organismo, a bebida reduz o risco de desenvolvimento de degeneração macular relacionada à idade. Assim sendo, problemas relacionados a visão com o avanço da idade podem ser evitados.

Faz bem para a saúde da pele e cabelo

O chá da folha de graviola possui propriedades adstringentes. Na prática, isso pode ajudar na atenuação de marcas e rugas, além de prevenir problemas como acne e inflamações na pele. Esse benefício só é possível graças ao poder bactericida.

Mas, não é só na pele do rosto que a infusão preparada com as folhas de graviola pode ser benéfica. Ele combate a formação de úlceras na pele que reveste órgãos como o estômago, esôfago e intestino delgado.

Em alguns casos, a bebida também ajuda a proteger o revestimento mucoso do estômago. Muitas vezes, os danos nessa parte do corpo são causados pela presença de radicais livres no sistema gástrico.

Chá de graviola cura câncer?

Quanto a utilização do chá de folhas de graviola, alguns testes realizados em animais puderam comprovar que a bebida combatem células cancerígenas. No entanto, o uso ainda não foi evidenciado nos humanos.

Essa propriedades se deve ao fato do princípio ativo acetogenina, que é anticancerígeno. Apesar dessa propriedade, o ativo se dispersa muito rapidamente e os laboratórios ainda não foram capazes de sintetizá-lo.

Os estudos que foram realizados até agora, apontam que o chá da folha de graviola pode ajudar no combate de câncer de garganta, pulmão, mama, cervical e até leucemia.

“Desde 1940, a graviola vem sendo estudada. Em 1976, o Instituto nacional de Câncer dos Estados Unidos comprovou a sua eficácia e propriedade na cura de cânceres. Ela contem a anonacina, que combate uma série de doenças, principalmente alguns tipos de cânceres específicos”, destaca o especialista em ervas, Roger Moreira.

Esse benefício é possível pelo fato dela ter 10 mil vezes a potência de propriedades de combate a células malignas de vários tipos. Ela age de maneira seletiva, atingindo apenas as células nocivas e não as saudáveis, com faz a quimioterapia.

Ainda sobre os estudos, os cientistas conseguiram comprovar que as substâncias presentes no chá levam à redução da capacidade de produção de energia das células cancerosas, o que vem a causar a morte celular.

Chá de folha de graviola emagrece?

Essa é uma pergunta bem comum em se tratando de ingredientes que possuem muitos benefícios para a saúde humana. Mas, o chá preparado com as folhas da graviola pode sim ajudar no processo da perda de peso.

A infusão apresenta vitaminas do complexo B, que muitas vezes estão envolvidas na otimização de processos metabólicos. Isso pode resultar em uma maior queima de gordura sem que você faça muito esforço.

Desenho de graviola e bule

O chá das folhas de graviola auxilia na queima de gordura (Foto: depositphotos)

Porém, é bom destacar que essa propriedade só faz sentido quando está inserida em uma rotina saudável, o que implica cuidados com a alimentação e a prática regular de exercícios físicos.

No processo, também é indispensável o acompanhamento médico, já que o nutricionista ou nutrólogo vai levar em consideração as necessidades do seu corpo para indicar a melhor forma de absorver todas as propriedades da bebida.

Chá de graviola: folhas verdes ou secas?

Para que o chá conserve o máximo de benefícios, a indicação é que ele seja preparado a partir da utilização das folhas frescas. Em muitos casos, elas podem ser encontradas em supermercados, feiras livres ou lojas especializadas de produtos naturais.

Antes de fazer uso das mesmas, a indicação é de fazer bem a higienização, lavando-as em água corrente com abundância. Feito isso, basta seguir com o processo indicado para o preparo do chá.

Chá de folha de graviola e os efeitos colaterais

Por mais que o chá seja uma bebida obtida a partir da utilização de ingredientes naturais, o uso indiscriminado ou sem supervisão médica, pode trazer sérios problemas para a saúde do paciente. Por isso, é bom tomar cuidado.

Pacientes que apresentam pressão baixa devem evitar o consumo desse chá, já que as substâncias presentes nele podem baixar ainda mais a pressão. Pessoas com problemas de aftas, caxumba ou outro ferimento na boca, também devem evitar.

Pacientes que apresentam mal de Parkinson e epilepsia também devem ficar longe desse chá.

Mulheres que estão grávidas ou amamentando também devem evitar o consumo dessa bebida. A ingestão do chá de folha de graviola pode desencadear problema na gestação ou no bebê, nos casos de amamentação.

O bom uso do chá das folhas de graviola

Mediante tudo que foi apresentado nesse artigo, você teve uma pequena mostra do quão benéfico é o chá preparado com as folhas de graviola. Ele ajuda o corpo na defesa de vírus e bactérias, melhora a circulação sanguínea, protege o coração, entre outros benefícios.

Por isso, é bom sempre ficar atento às recomendações do seu médico, já que, cada organismo exige um cuidado específico no que diz respeito a utilização de certos ingredientes, mesmo sendo eles naturais.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.

Sobre o autor

Avatar
Formado em Jornalismo pela UniFavip | Wyden. Já trabalhou como repórter e editor de conteúdo em um site de notícias de Caruaru e em três revistas da região. No Jornal Extra de Pernambuco e Vanguarda de Caruaru exerceu a função de repórter nas editorias de Economia, Cidades, Cultura, Regional e Política. Hoje é assessor de imprensa do Shopping Difusora de Caruaru-PE, Seja Digital (entidade responsável pelo desligamento do sinal analógico no Brasil), editor da revista Total (com circulação em Pernambuco) e redator web do Chá Benefícios.