Escrito por em 05/09/2016

Atenção homens! Se você tem câncer de próstata, uma boa solução natural para ajudar no tratamento é a pitangueira. A partir das propriedades medicinais contidas nessa planta, ela pode proteger o DNA celular contra mutações que pode resultar na formação de um câncer.

Sobre a pitangueira

Rica em vitaminas e substâncias químicas, a pitangueira figura na lista de plantas que trazem inúmeros benefícios para a saúde. Ela melhora a defesa do organismo contra microorganismos e radicais livres. As substâncias contidas nas suas folhas auxiliam no tratamento da diabetes, além de ter efeito calmante.

Chá da pitangueira combate problemas de próstata

Foto: Pixabay

Elas também são usadas no tratamento de febre, obesidade, doenças estomacais, doenças cardiovasculares, reumatismo, bronquite e diarreia.

Devido à vitamina A e os licopenos, o chá de pitangueira é excelente para normalizar a pressão arterial e combater doenças da próstata. Ele ainda tem ação antioxidante, calmante, anti-inflamatória e diurética.

Na composição da planta, destaque ainda para a presença de antocianinas, pigmentos antioxidantes; os carotenoides, que previne as doenças degenerativas, a exemplo da doença arterial coronária, catarata e câncer; e os fenóis, que funcionam como anti-inflamatórios celulares.

Indicada para os problemas de próstata

O chá da pitangueira é indicado para os pacientes que desenvolveram câncer de próstata. Outro destaque vem da condição de proteção que ela apresenta quanto às mutações no DNA celular.

Porém, é importante que fique claro que o tratamento com o chá de pitangueira deve ser informado ao médico, pois a substância pode causar efeitos indesejáveis, caso seja consumida por um longo período.

Chá da pitangueira

Ingredientes

  • 1 litro de água;
  • 3 colheres (de sopa) da folha da pitangueira.

Modo de preparo

Coloque a água para ferver em uma panela. Assim que entrar em ebulição, adicione as folhas e ferva por cerca de dois minutos. Depois, desligue o fogo. Deixe a panela tampada. Durante o restante do dia, tome um pouco do chá.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.

Sobre o autor

Formado em Jornalismo pela UniFavip | Wyden. Já trabalhou como repórter e editor de conteúdo em um site de notícias de Caruaru e em três revistas da região. No Jornal Extra de Pernambuco e Vanguarda de Caruaru exerceu a função de repórter nas editorias de Economia, Cidades, Cultura, Regional e Política. Hoje é assessor de imprensa do Shopping Difusora de Caruaru-PE, Seja Digital (entidade responsável pelo desligamento do sinal analógico no Brasil), editor da revista Total (com circulação em Pernambuco) e redator web do Chá Benefícios.