Escrito por em 17/05/2013 (atualização: 20/02/2019)

Você já ouviu falar sobre os benefícios do chá da casca de maçã? Neste tópico você vai descobrir que essa bebida natural possui vários nutrientes e propriedades medicinais que são o segredo para tratar várias doenças e melhorar a saúde. Confira os benefícios que já foram comprovados pela ciência.

Em primeiro lugar, a maçã é uma das frutas mais queridas no mundo todo. Graças a sua aparência suculenta e o seu sabor adocicado, é um fruto bastante consumido, até mesmo pelas pessoas que não são muito chegadas em frutas.

Geralmente, as pessoas comem a maçã com a casca, mas muitas nem imaginam que essa casca também é rica em propriedades medicinais e nutrientes que fortalecem o organismo e combate várias doenças.

Ficou curioso(a)? Descubra neste artigo todas as maravilhosas vantagens saudáveis de ingerir o chá feito com a casca da maçã. Tenho certeza de que você vai se surpreender!

Xícara com chá de maçã

Além de combater inflamações, esse chá acelera o metabolismo, indicado para quem quer emagrecer (Foto: depositphotos)

Para que serve chá de casca de maçã?

A maçã contém alguns nutrientes e propriedades medicinais interessantes. A sua casca, sozinha, pode ser usada para a produção de um chá natural que conquista pelo sabor e pelos benefícios. Veja para que serve o chá de casca de maçã:

  • Faz bem para o coração
  • Diminui a pressão arterial
  • Melhora o metabolismo
  • Diminui a resistência à insulina
  • É antioxidante (previne o câncer)
  • Combate inflamações

São muitos benefícios que dariam uma lista ainda maior. Vale lembrar que estes que foram listados são os benefícios comprovados pela ciência até o momento. Podem existir outros benefícios e vantagens, mas escolhemos os principais e mais embasados pela ciência. Abaixo, você aprenderá mais sobre cada um.

Benefícios e propriedades

Neste tópico você verá mais detalhes sobre cada um dos benefícios listados anteriormente. É aqui também onde você vai confirmar que todos esses benefícios são verdadeiros. As informações são baseadas em fontes científicas e pesquisas oficiais. Confira nossas referências científicas no fim do artigo!

Faz bem para o coração

Antes de mais nada, o maior e principal benefício encontrado na casca da maçã são as substâncias capazes de proteger o coração de várias doenças (1). Isso se deve os polifenóis presentes em sua composição, pois são substâncias cardioprotetoras naturais.

Além de aumentar as defesas do coração, os polifenóis ainda contribuem para o seu melhor funcionamento. Por isso, o chá de casca de maçã é indicado para quem quer melhorar o coração de uma forma geral.

Diminui a pressão arterial

Um estudo científico realizado com animais de laboratório e, posteriormente em humanos, comprovou que a casca da maçã possui compostos ativos que ajudam a reduzir a pressão arterial (1). Sendo assim, podemos definir este chá como uma bebida com ação hipotensora.

Dessa forma, é um chá bastante indicado para quem luta contra a hipertensão. Mas o seu uso com esse objetivo deve ser monitorado por um médico especialista, para que o chá (junto com os medicamentos para reduzir a pressão) não acabem fazendo a pressão baixar demais.

Melhora o metabolismo

Outro enorme benefício do chá de casca de maçã é o seu efeito estimulante no metabolismo (1, 2). Isto quer dizer que consumir a casca de maçã ou o chá feito com a mesma melhora a função metabólica, o que beneficia o corpo de modo geral.

Além disso, possuir um bom metabolismo é essencial para manter o peso e emagrecer, pois o metabolismo é responsável pelo gasto energético do corpo e da queima de gordura, consequentemente.

Diminui a resistência à insulina

Muita gente não sabe, mas a maçã é uma fruta bastante indicada para diabéticos, pois ela ajuda no funcionamento da insulina, seja a natural ou a insulina medicinal. Em relação a casca da maçã, vários nutrientes benéficos são capazes de diminuir a resistência à insulina, o que torna o tratamento contra a diabetes bem mais fácil (1).

É antioxidante (previne o câncer)

Outra enorme vantagem saudável da casca de maçã é a sua ação antioxidante (2). Sendo assim, as substâncias deste alimento combatem e inibem a ação dos radicais livres, que causam o estresse oxidativo que prejudica o ciclo de vida saudável das células.

De forma mais simples, os radicais livres são substâncias malignas que aparecem em nosso corpo. Eles podem surgir de várias fontes, como estresse, má alimentação e até mesmo pancadas. A única forma de combatê-los é ingerindo alimentos antioxidantes e, de preferência, praticar exercícios.

A ação antioxidante ajuda o corpo a se proteger de várias doenças relacionadas às células do corpo, como o câncer, Alzheimer, Parkinson, envelhecimento precoce e doenças degenerativas, por exemplo.

Combate inflamações

Por fim, mas não menos importante, o chá de casca de maçã é capaz de combater inflamações (3). Um estudo comprovou que a casca dessa fruta possui potentes compostos anti-inflamatórios, que atuam principalmente em inflamações no trato digestivo, como inflamações no intestino, por exemplo.

Com isso, é possível aliviar as famosas dores na lombar, ombros e juntas do corpo, que muitas vezes são causadas por pequenas inflamações nas articulações. Não acredita? Faça o teste e depois volte para nos contar os resultados!

Casca de maçã

O melhor horário para tomar o chá de casca de maçã é pela manhã e à tarde (Foto: depositphotos)

Como fazer o chá: Veja a receita

A receita do chá de casca de maçã é bem simples. Siga as instruções abaixo para produzir o melhor chá natural e obter os benefícios listados anteriormente:

  1. Em uma panela, coloque 3 xícaras de água e a casca de 1 maçã comum bem lavada. Você pode colocar 1 pau de canela também se preferir mais sabor.
  2. Em seguida, espere ferver.
  3. Assim que atingir a fervura, desligue o fogo e tampe por 10 minutos.
  4. Por fim, coe e sirva. Se preferir o chá adoçado, dê preferência ao mel de abelha, pois o açúcar anula alguns benefícios saudáveis.

Como e quando tomar

O melhor horário para tomar o chá de casca de maçã é pela manhã e à tarde. Portanto, tome o chá morno após o café da manhã e no lanche da tarde. Uma xícara em cada horário. Não é recomendado tomar mais do que 3 xícaras deste chá por dia.

Referências científicas

Por fim, veja abaixo as referências científicas usadas na produção deste artigo. O Chá Benefícios é um site comprometido com informações verdadeiras, conteúdo relevante e, claro, com a sua saúde. Sendo assim, fique sempre bem informado(a) em nosso site!

  1. TIAN, J.; WU, X.; ZHANG, M.; ZHOU, Z.; LIU, Y. Comparative study on the effects of apple peel polyphenols and apple flesh polyphenols on cardiovascular risk factors in mice. 2018. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/29106302>. Acesso em 11/02/2019.
  2. STANGER, M. C.; STEFFENS, C. A.; SOETHE, C.; MOREIRA, M. A.; do AMARANTE, C. V. T. Phenolic Content and Antioxidant Activity during the Development of ‘Brookfield’ and ‘Mishima’ Apples. 2017. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28414437>. Acesso em 11/02/2019.
  3. DENIS, M. C. et al. Apple peel polyphenols: a key player in the prevention and treatment of experimental inflammatory bowel disease. 2016. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27630205>. Acesso em 11/02/2019.

Sobre o autor

24 anos, é jornalista e produtor de conteúdo especializado. Atua com produção jornalística há 4 anos. Vencedor do prêmio de empreendedorismo digital “Academic Winner 2017”, promovido pela DeVry University na Califórnia, Estados Unidos. Tem no currículo trabalhos em emissoras de televisão, jornal impresso, revistas e internet. É pernambucano e tem como hobbies escrever, jogar videogames, cinema e estudos sociais.