Escrito por em 16/01/2017

As dores musculares são bastante comuns e podem envolver mais de um músculo, além de ligamentos, tendões e fáscias. Também conhecida como mialgia, este tipo de dor pode variar de leve a extenuante, atingindo locais como o pescoço, as costas, pernas e até as mãos.

Neste artigo, conheça as principais causas para dores musculares e a receita de chá do fitoterapeuta naturopata, André Resende.

Causas das dores musculares

Não raro, a dor muscular está relacionada à tensão, uso excessivo ou lesão muscular por exercício ou trabalho fisicamente desgastante. Este tipo de dor também pode ser um sinal de condições como algumas infecções e transtornos que afetam os tecidos conjuntivos por todo o corpo (lúpus, por exemplo).

Chá com camomila e gengibre ajuda a tratar dores musculares

Foto: depositphotos

As causas mais comuns de dores musculares incluem a tensão, o estresse, excesso nos treinos e ferimentos leves. Dentre as causas que podem levar à dor muscular estão as infecções, certos medicamentos, malária, febre maculosa, polimialgia reumática, abcesso muscular, fibromialgia, síndrome da fadiga crônica, cãibras musculares, síndrome compartimental crônica, dentre outras.

Chá para tratar dores musculares

A receita de chá contém folhas de louro, gengibre, alecrim e camomila. Primeiramente, veremos os benefícios de cada um dos ingredientes deste remédio caseiro.

Benefícios do louro

Fotos: Pixabay

Rico em carboidratos, fibras alimentares e vitaminas A, B, C e D, além de minerais como cálcio, ferro, magnésio e potássio, as folhas de louro servem não apenas para dar um gostinho a mais em pratos como feijoada, sopas e caldos.

Graças às suas propriedades, as folhas de louro são indicadas para combater o estresse e a ansiedade, aliviar cólicas, auxiliar no processo de digestão, combater inflamações e melhorar o funcionamento dos rins, dentre outros benefícios.

Benefícios do gengibre

O gengibre é uma raiz com propriedades terapêuticas muito benéficas, incluindo os seus poderes anti-inflamatório e antibiótico. Graças às suas propriedades, o gengibre é indicado para tratar dores musculares e aquelas associadas à artrite.

Benefícios do alecrim

Devido às suas propriedades, o chá de alecrim é indicado para tratar uma série de condições de saúde, incluindo falta de apetite, azia, problemas respiratórios, cansaço físico e mental, hemorroidas e debilidade cardíaca.

Benefícios da camomila

A camomila é um forte relaxante muscular natural, sendo indicada para tratamento de dores musculares, estresse, insônia, diarreia, gripes e inflamações urinárias.

Receita do chá

Confira a seguir a receita do chá para dores musculares, do fitoterapeuta naturopata André Resende:

Ingredientes

– 10 folhas de louro;
– 4 rodelas de gengibre;
– 1 punhado de alecrim;
– 1 punhado de flor de camomila;
– Meio litro de água.

Modo de preparo

Coloque a água para ferver. Quando estiver fervente, acrescente os ingredientes e deixe levantar fervura. Após 10 minutos, coe e tome 1 xícara de chá, 3 vezes ao dia.