Escrito por em 21/08/2018 (atualização: 31/07/2018)

Se você é adepto da vida saudável, precisa saber para que serve o chá de bicuiba. Nesse post vamos te esclarecer sobre os benefícios dessa planta e como preparar seu chá. Veja a seguir!

Alcançando até 25 m de altura, a bicuiba é uma elegante planta com origem no Brasil, por esta razão, e pelos seus aspectos físicos, também é chamada de noz moscada brasileira.

Além deste codinome, a árvore recebe outros como bucuuvaçu e bicuiba de folha miúda. Já com relação as suas folhas, estas são simples e alongadas. O fruto, por sua vez, é marrom semelhante a cor de chocolate, porém é envolvido por uma casca amarela.

A planta pode ser encontrada no Brasil em regiões como Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo, pois é uma espécie que habita a Mata Atlântica. Apesar de ser pouco conhecida, as cascas e sementes da bicuiba podem ser utilizadas no tratamento de diversos problemas de saúde que afetam adultos e crianças.

Chá de bicuiba serve pra que?

Esta planta age no organismo em dois sistemas, o digestivo e o respiratório. Por isso, se for utilizada da maneira correta e sob a orientação de médicos, a bicuiba pode eliminar problemas digestivos como diarreias agudas ou crônicas. Também é apropriada para tratar distúrbios a exemplo de bronquites e crises asmáticas.

Folha de bicuiba ao lado de frutos

Essa planta também é chamada de noz moscada brasileira (Foto: Reprodução | Arvores Brasil)

Além destes efeitos benéficos, esta planta também pode ser usada para tratar outros problemas de saúde.

Dismenorreia em miomatose, endometriose e adenomiose são alguns deles. Outra importante função da bicuiba é com relação as mulheres que desejam engravidar, tendo em vista que ela funciona como um galactagogo, substância medicamentosa capaz de estimular e aumentar a produção de leite materno.

Veja também: Chás que fazem a mulher produzir mais leite

Propriedades dessa planta

  • Adstringente
  • Antiespasmódico
  • Expectorante
  • Estimulante
  • Hemostático

Como fazer chá de bicuiba?

A maneira mais indicada para usar a bicuiba é apostando em um chá feito com as cascas ou sementes desta planta.

Para isso é necessário fazer a decocção destas partes da árvore em 1 litro de água fervida, durante três dias.

A forma de ingestão é o único artifício que muda, pois se o paciente for criança deve ingerir apenas 2ml antes das três principais refeições do dia. Já se for um adulto, pode ingerir até duas xícaras diariamente.

Mesmo seguindo estas orientações, é importante ressaltar que independentemente da idade do paciente e do problema enfrentado, a melhor alternativa é buscar auxílio médico. Após a constatação do profissional de saúde, é possível sugerir esta planta como uso medicamentoso.

Veja também: Chá de sacaca combate a diarreia. Veja como usar