Escrito por em 29/06/2016

Atenção para o consumo em excesso de certos tipos de chás! Apesar de se tratar de substâncias naturais, o uso em excesso, sobretudo das ervas combinadas, podem trazer complicações para a saúde. No caso, o chá ‘3 Ballerina’, que combina malva verticillata (malva) e cássia angustifólia (sene), é um exemplo bem claro dessa afirmação. O consumo em excesso pode acarretar em náuseas, diarreia e desidratação.

Na prática, a combinação das duas ervas atua no emagrecimento, uma vez que elas possuem propriedades laxativas com efeito diurético. Eles também possui polifenóis, que são antioxidantes e combatem o envelhecimento. O mais aconselhável é que, antes de iniciar o uso da substância, consulte um médico para que ele regule a dosagem de acordo com o organismo.

Detalhando o sene

O sene é uma planta medicinal da família das Cesalpiniáceas. O chá da planta tem propriedade laxativa, desencadeada, geralmente, horas depois da sua ingestão. No intestino, o sene irrita as paredes, impedindo a absorção de água pelo órgão. Isso acarreta no excesso de água nas fezes. Quando ingerido em excesso, a substância pode provocar vômitos e cólicas abdominais intensas. O chá de sene não deve ser consumido por gestantes, crianças menores de 12 anos e mulheres no período de lactação.

Chá '3 Ballerina' pode causar efeitos colaterais?

Foto: Depositphotos

Detalhando a malva

A malva possui vitaminas dos complexos A, B1, B2 e C, contém mucilagem, carotenos e flavonoides, atua como antioxidante e combate os radicais livres, possui adstringentes, responsável por manter o organismo em constante cicatrização; diurética; expectorante; laxante; emoliente, calmante da pele e tecido, age como anti-inflamatório e é indicada em casos de úlceras e gastrites.

Problemas causados pelo chá ‘3 Ballerina’

Depois de consultar o médico, é importante que a pessoa preste atenção em qualquer irregularidade que o organismo apresente, pois o chá pode estar sendo o causador deles. Veja alguns dos principais problemas provocados pela combinação das ervas contidas no chá ‘3 Ballerina’:

Náuseas – Tanto a malva quanto o sene são substâncias laxantes e diuréticas. Alguns usuários relataram o desenvolvimento de fortes náuseas após a ingestão, em excesso, do chá.

Diarreia – Uma das propriedades das ervas é lubrificar as membranas mucosas do intestino, incentivando a evacuação. Porém, o uso prolongado delas, pode trazer dependência para o intestino.

Desidratação – Tanto sene quanto malva agem como diuréticos. Caso a ingestão de líquidos não seja suficiente, pode resultar em forte desidratação. Isso pode trazer sérios danos aos rins e desequilíbrio nos níveis de eletrólitos como sódio e potássio.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.

Sobre o autor

Formado em Jornalismo pela UniFavip | Wyden. Já trabalhou como repórter e editor de conteúdo em um site de notícias de Caruaru e em três revistas da região. No Jornal Extra de Pernambuco e Vanguarda de Caruaru exerceu a função de repórter nas editorias de Economia, Cidades, Cultura, Regional e Política. Hoje é assessor de imprensa do Shopping Difusora de Caruaru-PE, Seja Digital (entidade responsável pelo desligamento do sinal analógico no Brasil), editor da revista Total (com circulação em Pernambuco) e redator web do Chá Benefícios.