Publicado por Redação

A ameixa é uma fruta de baixa caloria, que além de apresentar diversos benefícios para a saúde, também é bastante versátil. As propriedades da fruta podem ser aproveitadas com a ingestão in natura, suco, sobremesas, na versão natural ou desidratada e até mesmo com um chá.

A ameixa é capaz de eliminar excessos e toxinas do organismo. A fruta é rica em proteínas, sódio, potássio, carboidratos, e vitamina A e C, magnésio e vários outros nutrientes.

Chá de ameixa seca

O chá de ameixa seca ajuda na formação do hormônio do bem-estar, a serotonina, melhorando o humor e combatendo a ansiedade.

A bebida ajuda a controlar o colesterol ruim, combater a anemia, regular problemas como bronquite, resfriado, tosse, rouquidãoarteriosclerose.

O chá de ameixa seca também possui poder laxativo, e ainda emagrece

O chá de ameixa seca ajuda na formação da serotonina, o hormônio do bem-estar (Foto: depositphotos)

Chá de folha de ameixa

Ingredientes

  • 1 litro de água;
  • 2 colheres (de sopa) de folha de ameixa.

Modo de preparo

Ferva a água e na sequência acrescente as folhas da ameixa. Depois de esquentada, desligue o fogo e abafe o recipiente por aproximadamente dez minutos.

Chá de ameixa seca

Ingredientes

  • 250 ml de água filtrada;
  • 3 ameixas secas.

Modo de preparo

Retire as sementes das ameixas e coloque a fruta dentro de uma xícara. Amasse bem as ameixas e deixe-as em repouso durante toda a noite. No outro dia misture bem os ingredientes até que forme uma mistura homogênea. Coloque em um recipiente e leve ao fogo até ferver. Depois, desligue o fogo e abafe o recipiente por alguns minutos.

Para que os efeitos do chá seja mais intensificado e melhor aproveitado pelo seu organismo, procure ingerir o chá de ameixa em jejum.

Veja também: Chá da casca de ameixa brava

Chá de ameixa seca emagrece?

O chá de ameixa contém substâncias que ajudam a acelerar o metabolismo, ajudando aquelas pessoas que desejam perder peso.

A ameixa contém sorbitol, um adoçante natural encontrado em vários alimentos naturais. A substância é 60% tão doce quanto a sacarose, mas com um terço a menos de caloria dela.

O chá de ameixa seca é uma excelente forma de saciar o desejo de doce sem ocorrer grandes deslizes na dieta.

Chá de ameixa para diabéticos

O sorbitol presente no chá de ameixa seca não contém cariogênico, podendo também ser consumido por pessoas que não podem consumir açúcar, como os diabéticos.

Reconhecida pela Associação Dental Americana, o sorbitol também é ideal também para a saúde dentária, já que o açúcar pode causar grandes prejuízos para os dentes.

Ameixa seca solta intestino?

O chá de ameixa seca também possui poder laxativo, ajudando a controlar quem sofre de problemas com intestino preso.

É fundamental equilibrar o consumo de chá com o de água, pois sem a quantidade de água necessária para o organismo, as fezes continuam acumuladas no organismo, causando prisão de ventre.

Chá de ameixa – Benefícios e propriedades

Chá de ameixa seca para bebês

A bebida feita tanto com a semente, como com a fruta também pode ser consumida até mesmo em crianças e bebês para ajudar a controlar prisão de ventre, por exemplo.

A idade com que o bebê pode começar a ingerir a bebida feita a partir da fruta depende muito da orientação de cada pediatra. Procure a consulta com um especialista para evitar futuros problemas.

Você pode oferecer a bebida para o bebê tanto na mamadeira, como também em uma pequena colher, caso ele ainda se alimente somente de leite materno.

Contraindicação do chá de ameixa seca

O consumo excessivo de chá de ameixa seca pode causar diarreia e cólicas abdominais, devido ao seu efeito de laxante natural. Procure ingerir doses moderadas da bebida.

A ameixa seca contém carboidratos complexos e açúcares que são difíceis de serem quebrados completamente pelo trato digestivo. Quando os açúcares presentes na fruta atingem o cólon, as bactérias se alimenta desses carboidratos que não foram devidamente digeridos, causando gases e inchaço.

Mesmo possuindo dosagens de açúcar mais saudável e menos calórica que frutas como banana, melancia e tantas outras, o consumo em excesso da ameixa seca pode levar o organismo a sofrer com picos de açúcar no sangue.

Veja mais!