Publicado por Redação

O conhecimento das pessoas que viveram anos atrás, ao qual está baseado os princípios da medicina natural, se faz presente até os dias de hoje.

A utilização de algumas plantas, por exemplo, no tratamento de doenças, serviram de base para a formulação de remédios e também para a utilização de certas espécies.

Isso é o que acontece com uma planta conhecida por licopus. Ela foi muito utilizada na medicina homeopática no passado, sobretudo para tratar de problemas do coração. O licopus pertence à família das Lamiaceae e permanece sendo utilizado no tratamento das pessoas até hoje.

Uso medicinal

Baseado no conhecimento dos antepassados, o licopus possui propriedades que permitem o tratamento de alguns problemas de saúde. Suas principais propriedades são: adstringente, aromática, cardiotônica, antitussígena, hemostática, vasoconstrictora, narcótica e sedativa.

Benefícios e propriedades do chá de licopus

Foto: depositphotos

A planta combate a taquicardia motivadas pela síndrome de Basedow Graves. Essa condição é definida como sendo um distúrbio da glândula tireoide, onde o próprio organismo produz anticorpos contra o tecido da tireoide. Estas imunoglobulinas promovem uma série de alterações na glândula, fazendo com que ela funcione acima do normal, causando o hipertireoidismo.

Além do mais, a planta também pode ser usada no tratamento do catarro, tosse crônicas e contusões.

Cuidados

Assim como acontece com outras espécies de plantas, o licopus só deve ser incluído no tratamento, de qualquer que seja o paciente, mediante prescrição médica. Só esse profissional pode certificar que a espécie será usada de forma adequada, evitando que possíveis problemas apareçam.

Chá de licopus

Uma das formas mais comuns de usar a planta na medicina natural é por meio do preparo do chá. Para prepará-lo, basta utilizar 10g da erva para cada 200 ml de água filtrada. O primeiro passo é colocar a água para ferver. Assim que atingir o ponto de ebulição, desligue o fogo e acrescente a erva.

Deixe a mistura descansar por cerca de 10 minutos. Para acelerar o processo de infusão, é importante que você preserve o recipiente tampado. Com ajuda de uma peneira, retire as folhas do licopus e a bebida estará pronta para ser ingerida. A indicação é que a dosagem diária não ultrapasse as três xícaras.

Veja mais!