Escrito por em 27/02/2018

A hera terrestre é uma planta medicinal pertencente à família das Araliacae e é também conhecida como herazinha, hera de São João, coroa da terra, correia de São João Batista.

As partes aéreas floridas frescas e secas da here terrestre servem como ingredientes de um chá que atua fortemente para o bem da saúde humana.

Ela atua no organismo como anti-inflamatório, desobstruente, vermífugo, tônico, béquico, antiespasmódico, adstringente, antiescorbútico e diurético.

Benefícios do chá de hera terrestre

A bebida é indicada para pessoas que sofrem de obstrução no fígado, vermes e inflamação na gargante.

A infusão da hera terrestre também pode ser usada para realizar limpeza dos olhos. Para esse fim, deve-se utilizar duas partes da planta para uma de celidônia e um pouco de mel.

Além disso, o chá de hera terrestre também auxilia no tratamento de tosse, servindo para amolecer secreções, facilitando a eliminação delas.

Chá de hera terrestre alivia problemas de garganta, tosse e secreções

Elimine secreções, tosse e problemas de garganta com o chá de hera terrestre (Foto: Wikimedia Commons)

 

Receita do chá de hera terrestre

Ingredientes

  • 1 litro de água
  • 10 gramas de planta

Modo de preparo

Coloque a água para ferver e adicione a planta. Depois que a água estiver fervida, desligue o fogo e abafe o recipiente por cerca de dez minutos. Procure consumir a três xícaras de chá diariamente. Se o problema for na garganta ou boca, faça gargarejos com a bebida.

Contraindicação do chá de hera terrestre

A planta deve ser usada apenas na forma seca vendida em herbanários. Usá-la fresca pode apresentar toxicidade. Por isso, evite essa forma de consumo.

A ingestão da planta é contraindicada para o uso pediátrico. Mulheres grávidas ou que estão em processo de amamentação também devem evitar a ingestão do chá de hera terrestre em qualquer hipótese.

A hera terrestre também não deve ser consumida concomitantemente com o poejo, pois pode causar um efeito tóxico. Por isso, tome muito cuidado e evite esse tipo de mistura.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.

Sobre o autor

Formada em Jornalismo pela Unicap, pós-graduada em Comunicação Empresarial e Mídias Digitais pela Devry, fez intercâmbio na ETC School, em Bournemouth (UK) e tem experiência nas áreas de assessoria de comunicação, produção de vídeo e foto e redação.