Publicado por Redação

O chá de alcachofra vem ganhando cada vez mais popularidade no Brasil graças aos seus benefícios e propriedades que podem ser aproveitadas em diversos tipos de tratamentos naturais.

Os proveitos do alcachofra podem ser usufruídos na forma de chá, em cápsulas e até mesmo em diversas receitas grelhadas e cozidas e na forma de salada.

Benefícios e propriedades do chá de alcachofra

A planta é uma excelente fonte de diversos nutrientes, entre eles as vitaminas A, B e C, ferro, cálcio, potássio, sódio, fósforo, zinco, cobre, enxofre, iodo e manganês.

O chá de alcachofra serve como um facilitador do emagrecimento

Por ser diurético, esse chá pode favorecer o emagrecimento (Foto: depositphotos)

O chá ajuda a diminuir o colesterol ruim, atua como um tônico digestivo, combate doenças no fígado, é um laxante e diurético natural, tem propriedades depurativas e estomáquicas e reduz as taxas de açúcar do sangue.

O alcachofra possui efeito desintoxicante e detox, ajuda no tratamento de prisão de ventre, age contra o acúmulo de gorduras e ainda combate a anemia.

Como preparar o chá

Separe algumas folhas de alcachofra e leve-as. Misture-as com meio litro de água e leve para o fogo. Deixe ferver por dois minutos e desligue o fogo. Abafe o recipiente por alguns minutos.

Veja tambémEmagreça de forma saudável à base do chá da alcachofra

Antes de consumir a bebida, lembre-se de coar e, se preferir, adoçar o chá. Mas se o chá de alcachofra estiver sendo consumido com o intuito de emagrecer, prefira não fazer uso de nenhum adoçante.

O mais indicado é consumir o chá de alcachofra três vezes ao dia, preferencialmente antes das principais refeições.

Chá de alcachofra emagrece

A alcachofra é uma planta que estimula o a produção da bile, fluido que ajuda a digerir as gorduras, evitando o apodrecimento de alguns alimentos.

Devido à eficiência da digestão das gorduras, há uma diminuição do colesterol ruim e dos triglicérides.

E graças aos efeitos diuréticos do chá de alcachofra, as toxinas presentes no organismo são eliminados pela urina. Ou seja, além de emagrecer, a bebida natural também ajuda a deixar o organismo mais saudável.

Mas o chá de alcachofra serve como um facilitador do emagrecimento e apenas o consumo dele não faz milagres. Para conseguir obter um resultado mais satisfatório, busque fazer uma dieta acompanhada por um nutricionista e praticar diariamente exercícios físicos.

Veja também: Chá de alcachofra tem benefícios contra anemia e diabetes

Contraindicações

Mulheres que estão em processo de amamentação ou ainda as gestantes devem ter cuidado com o consumo de chá de alcachofra. A bebida pode reduzir o volume de leite.

O consumo em excesso de chá de alcachofra pode provocar enjoos e náuseas.

Veja mais!