Escrito por em 15/09/2016 (atualização: 22/05/2017)

O abiú, também conhecido por abieiro, é uma planta originária da Amazônia e cultivada em quase todo o território brasileiro. Os benefícios dele podem ser encontrados desde o seu fruto, consumido in natura como na suas sementes.

Os frutos de abiu podem ajudar no tratamento de doenças respiratórias, como bronquite, asma, pneumonia e diversas afecções pulmonares. Ele também ajuda a combater anemia e desnutrição.

Além do consumo da fruta in natura o chá de abiu também traz vários benefícios para à saúde. A bebida ainda ajuda a combater diarreia, disenteria, febre, terçol, malária, doenças e dores no ouvido e afta.

beneficios-e-propriedades-do-cha-de-abiu

Foto: reprodução/site wikipedia

O chá de abiu possui diversos sais minerais como fósforo, fibras, ferro e cálcio. Além disso, a bebida também é extremamente rica em vitaminas C e do complexo B.

Além dos benefícios de se ingerir a bebida, o chá de abiu também pode ser benéfico quando usado como espécie de compressa. Ideal para quem sofre inflamações nos ouvidos. Ainda pode servir como um tipo de “colírio” para quem tem problemas como terçol.

Para tratar o terçol recomenda-se usar 2 gotas de chá de abiu em cada olho. Já nos casos de otites e outras inflamações no ouvido, o ideal é fazer compressas mornas usando utilizando o chá.

Além do chá e do consumo da fruta, a semente ainda pode extrair um azeite que pode ajudar a tratar inflamações em geral, principalmente no ouvido e na pele.

E o látex do fruto pode ser utilizado para combater prisão de ventre, vermes, verrugas e herpes.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.

Sobre o autor

Avatar
Formada em Jornalismo pela Unicap, pós-graduada em Comunicação Empresarial e Mídias Digitais pela Devry, fez intercâmbio na ETC School, em Bournemouth (UK) e tem experiência nas áreas de assessoria de comunicação, produção de vídeo e foto e redação.