Escrito por em 08/09/2016

Originária da América Tropical, com forte presença na área litorânea, o abajerú é um arbusto da família das Chrysobalanaceae.

A planta possui frutos comestíveis, também usados na produção de doces e suas folhas, na forma de chá, são eficazes para tratar algumas doenças, pois possuem propriedades hipoglicemiante, antiblenorrágico, antidiabético e antirreumático.

O uso da abajerú é ornamental e também para estabilizar bordas praia e evitar a erosão. A planta é tolerante ao sal e sobrevive bem ao inverno. Ela pode chegar a medir entre um e três metros. A cor das folhas varia de verde à vermelha, enquanto que a casca assume coloração acinzentada ou marrom avermelhada, com manchas brancas.

beneficios-e-propriedades-do-cha-de-abajeru

Foto: reprodução/wikimedia

Princípios ativos do abajerú

A planta é rica em ácido pomólico, que induz a apoptose celular, ou seja, a morte celular que ocorre de forma ordenada e demanda energia para a sua execução. O abajerú é indicado para tratar de problemas relacionados a blenorragia, diarreia crônica, leucorreia, reumatismo, câncer e diabetes tipo dois.

Acredita-se também que o uso do abajerú é eficaz para abaixar o colesterol e no processo de emagrecimento.

A forma mais usada nesses tratamentos é através do chá, feito a partir das folhas do abajerú. Porém, seu uso deve ser orientado pelo médico, pois assim como ela pode trazer benefícios para a saúde, também pode agravar alguns problemas, caso consumido em excesso.

Preparando o chá de abajerú

Para preparar o chá de abajerú, basta colocar para ferver um litro de água. Depois, acrescente 20 folhas da planta na água fervente e desligue o fogo. Deixe descansar por cerca de 15 minutos, com a panela tampada. Em seguida, basta coar e a bebida está pronta para ser consumida.

A recomendação é que a ingestão não ultrapasse as três xícaras diárias.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.

Sobre o autor

Formado em Jornalismo pela UniFavip | Wyden. Já trabalhou como repórter e editor de conteúdo em um site de notícias de Caruaru e em três revistas da região. No Jornal Extra de Pernambuco e Vanguarda de Caruaru exerceu a função de repórter nas editorias de Economia, Cidades, Cultura, Regional e Política. Hoje é assessor de imprensa do Shopping Difusora de Caruaru-PE, Seja Digital (entidade responsável pelo desligamento do sinal analógico no Brasil), editor da revista Total (com circulação em Pernambuco) e redator web do Chá Benefícios.