Escrito por em 27/10/2017

Conhecida como sendo uma planta pertencente à família das Poligonáceas, a sempre noiva é uma planta bastante explorada no campo da medicina alternativa. Comumente encontrada em campos cultivados e incultos, caminhos e areia marítima, a sempre noiva também é conhecida por “encalhada” e “erva dos cem anos”.

Trata-se de uma planta de pequeno porte, com folhas verdes e flores brancas, que aparecem entre os meses de junho a outubro. Entre as formas que a planta pode ser incluída nos tratamentos em prol da saúde humana estão: a decocção, infusão ou até o uso in natura.

Antes de recorrer a qualquer um desses tratamentos, é indispensável que o médico seja consultado. Ele é o único profissional que pode certificar a utilização da planta nos tratamentos, evitando que o paciente sofra com os problemas causados pela ingestão em excesso ou pelas alergias.

A sempre noiva atua contra a bronquite crônica, catarro sanguíneo

A rama pode ser usada em chá para a prisão de ventre (Foto: depositphotos)

Propriedades medicinais da sempre noiva

Devido as suas propriedades tônica, adstringente, anti-diarreica, diurética, curativa e hemostática, a sempre noiva pode ser usada no tratamento de uma série de doenças. Ela atua contra a bronquite crônica, catarro sanguíneo, além de estabilizar as taxas que podem estar diretamente ligadas à diabetes.

Devido à grande quantidade de silício encontrada na sua composição, a planta pode ser usada como remineralizante geral e para tratar diarreia, reumatismo, gota e sudorese noturna. A rama pode ser usada em chá para a prisão de ventre. Outra utilização da espécie em prol da saúde é como cicatrizante rápida.

Veja também: 3 chás potentes que podem curar a diarreia

Chá de sempre noiva

Uma das formas mais utilizadas da sempre noiva para tratar problemas de saúde vem do preparo do chá. Ele combate a diarreia. Para tanto, basta separar 200 ml de água filtrada e uma rama da sempre noiva fresca. O primeiro passo é colocar a água para ferver. Assim que começar a borbulhar, desligue o fogo e acrescente a planta.

Deixe com que a mistura descanse por cerca de 10 minutos, antes de utilizar uma peneira para retirar a planta. A recomendação é que o consumo do chá seja prescrito pelo médico, mas seu consumo não deve passar das três doses diárias.

Banho de sempre noiva

Além do chá, a planta também pode ser usada no preparo de banhos. Eles possuem efeitos agregados a cicatrização. Para isso, a proporção indicada para o preparo é de 30 gramas da planta para cada litro de água. Dessa forma, basta pegar a planta verde, macerada e colocá-la sobre as feridas.

Veja também: Bebida especial para o tratamento da diarreia

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.

Sobre o autor

Formado em Jornalismo pela UniFavip | Wyden. Já trabalhou como repórter e editor de conteúdo em um site de notícias de Caruaru e em três revistas da região. No Jornal Extra de Pernambuco e Vanguarda de Caruaru exerceu a função de repórter nas editorias de Economia, Cidades, Cultura, Regional e Política. Hoje é assessor de imprensa do Shopping Difusora de Caruaru-PE, Seja Digital (entidade responsável pelo desligamento do sinal analógico no Brasil), editor da revista Total (com circulação em Pernambuco) e redator web do Chá Benefícios.