Escrito por em 10/05/2018

Você sabia que o chá de Pau d’alho possui inúmeros benefícios e propriedades? O pau d’alho é uma planta que pertence à família das Capparaceae. Trata-se de uma árvore que pode ser encontrada na maioria dos estados brasileiros e possui propriedades medicinais.

Porém, antes de incluí-la em qualquer que seja o processo de tratamento e cura, o médico deve ser consultado.

Essa espécie é considerada de médio porte, pois as árvores do pau d’alho podem variar de 15 a 30 metros de altura. Pela largura do tronco, a árvore é considerada robusta. E suas folhas são verdes e sem pelos, além do mais, possuem características brilhantes.

Uma das suas principais características é a identificação do cheiro de alho em qualquer parte dela, daí a denominação pau d’alho. Dependendo do lugar onde a planta é encontrada, ela pode ser conhecida por muitos outros nomes. Entre os principais, destaque para: catauarí, catauré, tapiá, trapiá, cotore, treriá, caravarí e catore.

Propriedades e benefícios do pau d’alho

O pau d’alho pode ser usado no processo de tratamento e cura de gripes e reumatismo. Sendo esse último um dos principais usos. O reumatismo atinge os músculos, tendões e as articulações, trazendo uma série de consequências para a saúde das pessoas.

O chá de Pau d'alho é rico em benefícios e propriedades podendo tratar gripes e reumatismos

O banho medicinal a base de pau d´alho é recomendado para reumatismo (Foto: Reprodução | Unicentro/Gerson L. Lopes)

Os pacientes têm dificuldade em movimentar as áreas atingidas pela doença, o que acarreta em outros problemas. Entre as doenças que podem vir atreladas ao reumatismo, destaque para as dores nas costas e pescoço, artrose, bursite, artrite, mialgia, neurite, polimialgia reumática, febre reumática, fibromialgia, entre outras.

Muitos fatores estão diretamente ligados ao aparecimento do reumatismo. Usufruir de uma alimentação incorreta e rica em ácido úrico, pode ser um dos principais fatores que desencadeia o mal.

Veja também: Se você tem reumatismo, o chá de pinhão roxo pode ajudar

Chá de pau d’alho

Uma das principais formas de tratamento relacionadas ao pau d’alho é o preparo do chá e também de banhos medicinais. O chá está ligado ao tratamento da gripe, já os banhos, do reumatismo.

Chá de pau d’alho para gripe

Para preparar o chá, basta separar 200 ml de água filtrada e um pedaço da casca do tronco da árvore do pau d’alho. Coloque a água para ferver em uma panela com tampa. Assim que começar a borbulhar, acrescente a casca da árvore e deixe ferver por cinco minutos.

Desligue o fogo e deixe descansar por mais 10 minutos. O recomendado é que as doses diárias não ultrapasse as três xícaras.

Veja também: Chá de chuva de ouro alivia sintomas do reumatismo

Banho de pau d’alho para reumatismo

Já para o preparo do banho, o ideal é utilizar uma quantidade maior da casca da árvore, que vai variar de acordo com a quantidade de água.

O ideal é utilizar de dois a três litros de água. O primeiro passo é bem parecido com o preparo do chá: você vai colocar a água para ferver, logo em seguida colocar a casca do pau d’alho. Assim que tiver pronto, desligue o fogo e deixe descansar até esfriar.

Antes de usar a mistura para banhar a área atingida pelo reumatismo, o ideal é deixar esfriar por inteiro. Se sentir a necessidade, pode acrescentar um pouco mais de água.