Publicado por Redação

O gengibre é visto com bons olhos pela medicina natural, justamente pelos poderes que ele possui. O limão também não fica atrás! Imagina só juntando esses dois em um único chá? Você vai saber mais sobre os benefícios da bebida.

O chá de gengibre com limão pode ser usado para vários fins, entre os principais, destaque para combater gripes e resfriados e até para auxiliar no processo de emagrecimento.

Em relação aos ingredientes, o gengibre é um termogênico natural que acelera a queima de gordura, enquanto o limão é uma fruta eficiente na limpeza do organismo e contém propriedades digestivas.

Desta maneira, quando os dois são unidos, o paciente pode desfrutar de uma fabulosa e eficiente mistura antioxidante rica em vitamina C.

O gengibre é termogênico e o limão desintoxica o organismo, veja mais benefícios desse chá

A junção desses dois ingredientes resulta numa bebida cheia de vantagens para o organismo (Foto: depositphotos)

Benefícios do gengibre

O gengibre é uma raiz de origem asiática. Ele é visto como um poderoso remédio natural que pode ser usado para muitas finalidades, por isso, ele integra diversas receitas caseiras.

Entre os principais benefícios do gengibre, ele pode ser usado no combate aos problemas respiratórios, a partir da ação antibactericida. Na lista dos principais, destaque para asma, bronquite e congestão do peito. O gengibre combate problemas de inflamação na garganta.

Ainda sobre outros benefício do gengibre, a nutricionista Carol Morais diz que “ele é um santo remedinho para muitas coisas, como cólica menstrual, bronquite, mal hálito, dor de garganta”.

A raiz age contra a gripes e resfriados, tumores cancerígenos, alivia dores de cabeça, alivia náuseas e vômitos, alivia o desconforto causado por dores estomacais e diarreia, trata casos de depressão e ainda auxilia no trato de reumatismo, cólera e doenças nervosas.

Veja também7 receitas de chás saborosos, refrescantes e benéficos feitos com gengibre

O gengibre também pode ser usado para auxiliar no emagrecimento. “O gengibre é um alimento termogênico. Ou seja, ele aumenta a temperatura corporal, acelera o metabolismo e ajuda a queimar gordurinhas desnecessárias”, explica Carol.

Ao incluir o gengibre, a pessoa tem de prestar atenção ao histórico de doenças. “Quem tem hipertireoidismo também deve evitar o gengibre, pois este tipo de problema já acelera o metabolismo e pode causar perda de massa muscular”, diz a nutricionista.

Benefícios do limão

O limão é uma fruta que agrega muitos benefícios para a saúde. Para começar, ele é rico em vitamina A, B e C, sendo esta última responsável pela sua fama. Sais minerais como o cálcio, ferro, silício, fósforo, cobre, magnésio e iodo também são encontradas na fruta.

No que diz respeito ao combate as doenças, ele fortalece o sistema imunológico, aumentando as defesas do organismo; ajuda na prevenção da diabetes e da hipertensão; evita constipação; dor de dente; hemorragias nasais e esgotamento mental.

“O limão também ajuda aquelas pessoas que têm problemas de intestino, justamente pela presença das vitaminas e minerais. Elas são bem absorvidas pela parede do intestino, evitando a inflamação causada por certos alimentos”, afirma a nutricionista Izabelle Coe.

O limão também é um ingrediente excelente para tratar eczemas, cravos, acne, sardas e rugas. Porém, é necessário se ter muito cuidado ao utilizar esse ingrediente quando for sair ao Sol. Justamente pelo fato dele poder causar manchas na pele.

Veja também: A versatilidade do limão e seus inúmeros empregos no dia a dia

O limão é ótimo para quem quer emagrecer. Isso acontece justamente pelo fato dele favorecer a boa digestão e eliminar toxinas do corpo.

Em relação a todos os benefícios apresentados sobre o chá de gengibre com limão, sobretudo para a eliminação do peso, é importante frisar que só ele não faz milagre. “Tudo faz parte de um conjunto de ações para melhorar a energia e uma forma geral”, diz Izabelle Coe.

Como se tudo isso ainda não fosse o suficiente, o limão também ajuda no bom funcionamento do sistema nervoso central.

Chá de gengibre com limão

Até agora, por tudo que já foi elucidado sobre as propriedades do gengibre o do limão, já eu para ver o quão vantajoso é consumir um chá preparado a partir da junção dos dois ingredientes.

Para que não reste mais dúvidas, para usufruir de todos eles, juntos, basta unir as duas substâncias. Preparar um chá de gengibre com limão não é difícil. A partir de agora, veja o passo a passo.

Ingredientes

  • 1 litro de água filtrada;
  • 4 colheres (de sopa) de raiz de gengibre ralada;
  • 1 limão com casca.

Modo de preparo

O primeiro passo é colocar a água para ferver, juntamente com o gengibre, em uma panela com tampa. Assim que atingir o ponto de ebulição, desligue o fogo. Corte o limão em quatro partes e deixe a mistura descansar por cinco minutos.

Passado esse tempo, coloque tudo no liquidificador e bata. Antes de ingerir, a dica é colocar um pouco de gelo picado para deixar a bebida mais refrescante. Ingira logo em seguida para evitar que a casca do limão deixe um gosto amargo.

A recomendação é de consumir um litro do chá ao longo do dia.

Contraindicações

Antes de incluir a bebida na sua dieta diária, é importante que o médico seja consultado. Isso vai dar ainda mais certeza de que o tratamento servirá para sanar os problemas relacionados a sua saúde.

Veja também: Limão faz mal ao fígado? Descubra

O consumo de gengibre é contraindicado para pessoas que têm hipertireoidismo, pois elas já têm o metabolismo acelerado. A bebida também pode aumentar a pressão arterial e, por este motivo, não deve ser consumido por quem tem doenças cardiovasculares.

Veja mais!