Publicado por Redação

A berinjela é uma hortaliça que não é lá das mais amadas. Quando se refere aos benefícios que ela pode trazer para a saúde humana, a história muda de figura, principalmente quando o seu uso está vinculado ao preparo de chás.

Nutricionalmente falando, o ingrediente é rico em vitaminas e sais minerais, o que faz com que ela seja benéfica no tratamento de vários problemas relacionados à saúde. Por apresentar baixo índice calórico, ela é bastante utilizada nas dietas.

Nos consultórios dos nutricionistas, a inclusão da berinjela na rotina alimentar das pessoas é quase que uma unanimidade e os motivos são os mais diversos, indo desde melhoria da pele até regulação da saúde do organismo.

O chá da berinjela e seus benefícios e propriedades

Chá de berinjela possui inúmeros benefícios e propriedades

Chegou a hora de conhecer os benefícios e as propriedades do chá de berinjela (Foto: depositphotos)

Indícios históricos apontam que a berinjela chegou ao Brasil no século XVI, trazida pelos portugueses. Hoje em dia, a berinjela é um ingrediente que pode ser facilmente encontrado em feiras livres e supermercados.

Seu consumo se dá das mais diversas formas, desde o preparo de pratos, passando pelos sucos, até chegar nos chás. Diga-se de passagem, essa última forma é uma das que mais agregam benefícios à saúde, seja pela forma de preparo e pela facilidade.

“A berinjela não tem um sabor acentuado, ele é bem neutro no sentido de que combina com vários outros ingredientes. Além de tudo, é pouquíssimo calórico”, destaca a nutricionista Lílian Camargo.

A berinjela é rica em nutrientes, minerais e alcaloides, o que faz com que tudo isso se transforme em uma ótima ferramenta para combater problemas no coração, uma vez que esses alcaloides são bastante úteis para a diminuição da pressão sanguínea.

A confluência das vitaminas A, B1, B2, B5 e C, juntamente com cálcio, ferro, fósforo, magnésio e potássio, transformam a berinjela em alimento propício para a redução do LDL, ou seja, o colesterol ruim que pode ser o causador de muitas doenças.

Veja também: Chá de berinjela: você sem colesterol e de coração sadio

Mais sobre a berinjela

As propriedades antioxidantes auxiliam na recuperação das células, prevenindo doenças como o diabetes, alzheimer, autismo, parkinson, aterosclerose, câncer e ainda retarda o envelhecimento.

“A berinjela também apresenta um componente chamado ácido clorogênico que, segundo estudo da Unicamp (Universidade de Campinas), que o ácido é responsável pela diminuição do colesterol, possui efeito diurético, bactericida, fungicida, protege contra o câncer”, detalha a nutricionista.

O chá da berinjela, se consumido com frequência, figura como arma rica no combate a todos os males citados anteriormente e ainda de quebra combate os radicais livres, prevenindo o envelhecimento natural das células.

Os componentes dessa hortaliça também são conhecidos por diminuir problemas relacionados à celulite, pois é rica em fibras e seu consumo desintoxica o organismo. “A berinjela é rica em fibras, que ajuda a diminuir a absorção do colesterol no intestino”, enfatiza Lílian Camargo.

O chá de berinjela também ajuda a combater o estresse, fortalece os ossos e ainda ajuda no bom funcionamento do metabolismo.

Chá de berinjela emagrece?

Com seu poder antioxidante, a berinjela ajuda a eliminar o excesso de substâncias tóxicas do organismo. Ela também faz o mesmo quando o assunto está relacionado à gordura. Dessa forma, a ingestão regular do chá de berinjela ajuda a emagrecer.

O ingrediente possui proteínas responsáveis pelo controle da fome, por isso é muito indicado em dietas de redução de peso e controle de alimentação. Seu consumo também controla a glicose no sangue.

Porém, é importante destacar que confiar apenas no chá de berinjela não é a fórmula mágica para quem quer perder peso. Além disso, o paciente tem de seguir uma alimentação regulada e incluir a prática de exercícios no seu dia a dia.

Veja também: Veja a forma correta de como escolher berinjela na hora de comprá-la

Como preparar o chá de berinjela

Depois de conhecer os benefícios que estão vinculados à berinjela, sobretudo ao chá feito da hortaliça, agora chegou a hora de saber como é a melhor forma de prepará-lo. Por isso, fique de olho em todos os ingredientes e detalhes que serão passados!

Chá de berinjela

Ingredientes

300 ml de água filtrada;

1 berinjela com folhas.

Modo de preparo

O primeiro passo é higienizar bem a berinjela e as folhas. Logo em seguida, corte a hortaliça em rodelas, sem retirar a casca. Coloque a água para ferver, juntamente com a berinjela. Deixe ferver por 15 minutos e depois desligue o fogo.

Deixe a panela tampada por alguns minutos, até amornar. Em seguida, com ajuda de uma peneira, coe o chá. Deposite o conteúdo numa garrafa de vidro e coloque na geladeira até o dia seguinte. Depois disso, o chá está pronto para ser tomado.

Dica adicional

O chá para emagrecimento possui os mesmos ingredientes e modo de preparo do chá para combater o mau colesterol. A diferença entre os dois métodos é a forma de ingestão diária.

Para quem quer emagrecer, a indicação é tomar um copo do chá em jejum, todos os dias, durante sete dias. Caso queira continuar esse tratamento por um mês, suspenda a ingestão por três dias, e depois volte a beber.

Já para a diminuição do colesterol ruim, a dica é eliminar apenas a ingestão em jejum. Dessa forma, você vai beber o chá aos poucos, durante todo o dia. Se quiser melhorar o sabor, pode adicionar limão ou laranja.

Veja mais!